António Fontainhas Fernandes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é o novo presidente do Concelho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). O novo líder foi eleito esta terça-feira em Lisboa derrotando o seu único adversário, João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra.
Fontainhas Fernandes destaca o fortalecimento das instituições do interior como uma das prioridades para os próximos três anos. Outro dos seus principais objetivos é garantir o rejuvenescimento dos quadros de funcionários e professores, contrariando o fenómeno que o CRUP designa de “drenagem de talento”, ou seja, a dificuldade em manter os melhores diplomados na instituição em que estudaram.
Com 55 anos, Fontainhas Fernandes é reitor da UTAD até 2021, onde já exerceu o cargo de presidente da Escola de Ciências da Vida, pró-reitor da Avaliação e Qualidade do ensino e pró-reitor das Estruturas Especializadas e Projetos Estruturantes. O professor natural de Guimarães sucede a António Cunha, que está também a terminar o seu mandato como reitor da Universidade do Minho, o que o impede de continuar à frente dos destinos do Concelho de Universidades Portuguesas.