Em jogo a contar para a oitava jornada da Liga NOS, o SC Braga recebeu e venceu a equipa do Estoril Praia no Estádio Municipal de Braga por uns expressivos 6-0. A superioridade da equipa liderada por Abel Ferreira foi muito visível frente a um Estoril que vem de um ciclo de cinco derrotas consecutivas.

A partida começou com uma ameaça à baliza defendida por Matheus, mas os esforços de Evangelista foram em vão. Contudo, seis minutos depois, ao minuto 17, o SC Braga chega ao 1-0 através de um remate certeiro de Dyego Sousa. O avançado brasileiro contratado esta época ao CS Marítimo está com o pé quente. A assistência foi feita pela jovem promessa Bruno Xadas.

Os minhotos estavam por cima do jogo e a equipa do Estoril encontrava-se desmoralizada. Ao minuto 25, Dyego Sousa volta a ameaçar a baliza canarinha, mas desta vez foi travado pelo guarda redes Moreira. Eram bastante explicitas as dificuldades que a equipa de Pedro Emanuel tinha para construir jogo. Na verdade, só o emblema bracarense tentava o golo. E não foi por menos que chegou ao 2-0. Livre batido por Xadas a encontrar Raúl Silva e o central ampliou a vantagem dos “guerreiros” com um cabeceamento eficaz.

Apito para o fim dos 45 minutos e o SC Braga regressava aos balneários com uma vantagem confortável no marcador.

No segundo tempo nada mudou. A turma de Abel Ferreira continuou a demonstrar a sua superioridade frente a um Estoril sem alma. Volviam dez minutos na segunda parte, quando Ricardo Esgaio assistiu Fábio Martins para o terceiro golo. Dois minutos depois, foi a vez de Xadas provar o sabor do golo com um grande remate fora da área. Uma grande exibição do “puto”, que juntava assim um golo às duas assistências já conseguidas. O quinto golo não tardaria também a vir, com Ricardo Horta a fazer o gosto ao pé pouco depois da hora de jogo. Um verdadeiro festival de golos no AXA, que ainda não terminava por ali.

A partir daqui, notou-se uma gestão de jogo por parte das duas equipas, uma vez que o jogo estava mais do que decidido. Com um resultado extremamente motivador, os adeptos bracarenses não se cansavam de puxar pela equipa vermelha e branca, que chegaria ao 6-0 final com um grande golo de Ricardo Horta, bisando na partida após a terceira assistência de Esgaio.

O SC Braga sobe provisoriamente ao 4º lugar da tabela classificativa. O próxima encontro dos minhotos é no dia 15 de outubro, na deslocação ao terreno do AR São Martinho, num jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Por outro lado, o Estoril desce para o último lugar e joga com o Farense no seu próximo encontro, numa partida que conta igualmente para a prova rainha do futebol português.