Realizado e escrito por Hun Jang e Eom Yu-na, ”Taeksi Woonjunsa”, também conhecido como ”A Taxi Driver”, foi lançado a 11 de Agosto de 2017.
Baseada numa história verídica, a ação tem lugar na Coreia do Sul, sendo que a ‘aula de história’ cinematográfica (que revela detalhes de um enorme massacre, assim como a revolta da população que tentava fugir ao regime ditatorial e ainda o importante papel da imprensa) inicia numa manhã primaveril de 1980, em Seul, a maior cidade da Coreia do Sul.
O ambiente pacato e prazeroso inicial da ação rapidamente dá lugar a cenas de violência, que nos dão conta da realidade que se vive na Coreia, e esta constante oscilação entre momentos de comédia, momentos tensos, momentos de união e momentos de revolta, conferem à história a credibilidade que a mesma exige, suscitando no espetador uma mixórdia de sentimentos, que acabam por nos prender ao ecrã.
São inúmeras as lições de moral a reter, relevando-se, no entanto, a união e a luta pela justiça, pelo que o ápice da ação é muito centrado em falas como ”Fora a ditadura, viva a democracia!”, ”Nós lutamos por justiça!” e ainda ”Nós vivemos juntos e morremos juntos!”, citações fortes aquando do massacre em Gwangju.
Toda a ação vivida no filme é, de certo modo, similar à da época Salazarista que se viveu em Portugal, onde a censura e a falta de liberdade consumiam o dia-a-dia de cada um.
”Aos anos 80, à esperança!”, esperança essa depositada em Peter, um repórter alemão, visto como o único meio capaz de transmitir o sofrimento que se fazia viver na ditadura sul coreana, uma vez que este, sendo estrangeiro, podia regressar ao seu país e divulgar para todo o mundo as imagens avassaladoras da realidade que muitos escondiam.
Candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2018, ”A Taxi Driver” proporciona-nos duas horas de cultura histórica, representada da melhor maneira possível, enriquecendo a nossa maneira de pensar/olhar o mundo.
Ocupem um dia chuvoso com esta aula personalizada e descubram por vocês mesmos todo o desenrolar desta grande produção cinematográfica coreana!
Taeksi Woonjunsa
Realização: Hun Jang
Argumento: Yu-na Eom
Elenco: Song Kang-ho, Thomas Krestschmann, Yoo Hae-Jim
2017
Coreia do Sul