A iniciativa realizada pelo Departamento de Informática, da Universidade do Minho, conta com diversas atividades disponíveis a todos os interessados pela área.
De 16 a 21 de outubro, o Departamento de Informática convida todos os interessados a participar na “Code Week”, evento com atividades sobre programação e cultura “hacker”. Esta iniciativa pretende, de acordo com José Nuno Macedo, diretor do departamento de comunicação do Centro de Estudantes de Engenharia Informática da UMinho (CeSIUM), “promover o interesse pela informática por parte dos alunos, mas também pela comunidade em geral, assim como fornecer educação complementar que pode não ser oferecida no curso, mas ser procurada pelos alunos” e, ainda, ”reforçar competências digitais”.
As oportunidades decorrentes deste acontecimento são variadas: a experiência de visitar e trabalhar no departamento, usufruir de workshops e formação para os mais jovens, presenciar a mostra de equipamentos clássicos, desfrutar de jogos em máquinas antigas e da participação num torneio online com muita música à mistura. Temas como a cibersegurança, JavaScript e HTML/CSS, as linguagens Shell e as possíveis carreiras profissionais dos estudantes da área da informática serão debatidos em palestras.
Durante esta semana ocorrerá, ainda, uma sessão de estudo com universitários, designada de “CoderDojo”, que pretende transmitir alguns conhecimentos de programação, são convidados a participar neste projeto jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos. Além disto, um museu datado dos anos 80/90 com computadores, videojogos e outros materiais provenientes dos primórdios da programação estará disponível para visitas dos mais curiosos, ao que, José Nuno Macedo afirma contar “com uma elevada adesão” o que revela o caráter “bastante positivo” do evento, já que “os alunos procuram o que lhes tentamos oferecer”.
A “Code Week” é comemorada, anualmente, por toda a Europa, sendo que em 2016 houve uma adesão de cerca de um milhão de pessoas, número que se espera superar em 2018, devido ao aumento de iniciativas em vários países e do crescente interesse do público. Por cá, o diretor do departamento de comunicação do CeSIUM afirma que lhes resta “garantir que a semana concluai com o mesmo sucesso com que começou, e que as próximas edições sejam ainda mais apelativas e interessantes”.
Em Portugal, a edição de 2017 conta com mais de 70 eventos.