A Universidade do Minho (UM) leva hoje a cabo o lançamento público de uma nova campanha de fundraising, a “UMinho F2020 – Um compromisso com a sociedade”. O anúncio decorre no fim de um dia de debate no Salão Medieval do Largo do Paço que traz à universidade os ministros Manuel Heitor e Manuel Caldeira Cabral.
A campanha “UMinho F2020” representa uma “estratégia complementar de angariação de verbas, provenientes da sociedade, para o desenvolvimento específico de projetos estratégicos da UMinho,” inserida já no Plano Estratégico 2020 e no Plano de Ação para o quadriénio 2013-17, dois documentos que prevêem a diversificação das fontes de financiamento da universidade em consequência da adoção do regime fundacional.
Esta campanha deverá ser gerida pelo Gabinete de Desenvolvimento, uma estrutura informal criada pelo reitor cessante António Cunha em março deste ano que gere não só as iniciativas de captação de receitas através de doações, mas também o envolvimento dos alumni, uma bolsa de emprego e a interação com a sociedade.
O evento “Um compromisso com a sociedade – A UMinho comprometida com o desenvolvimento e com a construção do futuro” conta com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e com o ministro da Economia e ex-professor da UM, Manuel Caldeira Cabral, para falar da UMinho como motor de desenvolvimento e da relação entre a universidade e a sociedade.