O Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis (CX A2D) conquistou este domingo a Supertaça Nacional da modalidade. O inédito título foi alcançado na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, depois do conjunto minhoto derrotar a formação da Academia de Xadrez (AX) de Gaia.
Embora a equipa gaiense fosse a favorita para ganhar o título, devido ao seu vasto palmarés (tricampeã nacional e oito supertaças), os atuais detentores da Taça de Portugal, CX A2D, conseguiram contrariar tal favoritismo e vencer por 2,5-1,5.
A duração da partida entre as formações de Vila Nova de Famalicão e de Vila Nova de Gaia foi de quatro horas e meia.
Luís Romano, Rui Pedro Gomes, Ivo Dias e Luís Silva foram os atletas da CX A2D que garantiram a vitória na Supertaça.
O coordenador do clube, Mário Oliveira, refere que o triunfo na Supertaça é “um marco histórico para o desporto famalicense”, já que se trata do “único clube, em competições absolutas, a vencer a Taça de Portugal e a Supertaça”.
Em declarações ao ComUM, salienta ainda que este projeto, na última década, “tem contribuído de forma decisiva para uma educação social e desportiva baseada num forte investimento na transição do Xadrez Escolar para a vertente federada.”
O CX A2D da Escola Didáxis, que conta com 14 anos de existência, juntou a Supertaça à Taça de Portugal conquistada na época passada.