Na nona jornada do campeonato nacional de andebol, o ABC/UMinho deslocou-se ao Pavilhão Acácio Rosa, onde derrotou o Belenenses por 21-26. A equipa minhota voltou às vitórias depois do desaire frente ao Avanca na jornada anterior.
O jogo começou bastante renhido. Carlos Martins e Nuno Roque ameaçaram desde cedo as redes do Belenenses e do ABC/UMinho, respetivamente. Foram mesmo eles que acabaram por abrir o marcador, quando o relógio contava menos de dois minutos jogados.
A primeira parte foi igualmente disputada pelas duas equipas. Entre livres de sete metros concretizados, remates certeiros e defesas cruciais, quando foi altura de os jogadores irem para o intervalo, o marcador apontava um empate 10-10.
O início da segunda parte foi dominado pelos minhotos, que marcaram três golos seguidos nos dois primeiros minutos.
A formação de Belém não se deixou ficar, no entanto, os bracarenses seguraram a vantagem até ao final do encontro.
Após meia hora de jogo muito disputada, alguns livres de sete metros desperdiçados e mais de uma dezena de golos marcados por cada formação, o ABC/UMinho garantiu a vitória fora de casa com uma vantagem de quatro golos.
É, no entanto, de realçar a prestação de Nuno Roque, jogador do Belenenses. Ao intervalo, o camisola 26 tinha marcado metade dos golos da formação da Cruz de Cristo, assinando mais dois na segunda parte. Assistiu também Valter Soares para o 12º golo dos lisboetas.
O ABC/UMinho subiu, assim, para o terceiro lugar da tabela, com 23 pontos somados. Já o Belenenses permanece no quinto, com 22.
Na próxima jornada, os bracarenses vão receber o AC Fafe para um dérbi minhoto que terá lugar no sábado, às 17h.