A um dia de começar a Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup para o SC Braga/AAUM, André Machado fala desta nova etapa na carreira e do momento decisivo que proporcionou ao emblema bracarense a qualificação para esta fase da competição. O capitão do clube, que tem tido um papel fundamental nos êxitos dos minhotos nos últimos anos, revela também o trabalho e as dificuldades que a equipa enfrenta todos os dias para atingir bons resultados.

Nascido há 34 anos e estando no futsal há 19, André Machado conta que começou a praticar a modalidade a partir do seu irmão, tendo entrado para as camadas jovens do clube onde ele jogava.

Depois de várias experiências e muitos jogos disputados, atualmente, o atleta cumpre a 11ª época ao serviço do SC Braga/AAUM. Já no decorrer desta temporada teve a oportunidade de se estrear pelo clube do coração nas competições europeias. A presença em Maribor ficará na história, tanto para ele, como para o SC Braga/AAUM, que na sua primeira participação na UEFA Futsal Cup conquistou o apuramento para a fase seguinte.

O capitão bracarense marcou o golo frente ao Brezje Maribor na Ronda Principal que deu a qualificação para a Ronda de Elite da competição europeia. Também por causa disso, classificou a sua estreia na prova como uma “experiência única”, onde teve inclusivamente a oportunidade de jogar contra os melhores jogadores do mundo, com o internacional português Ricardinho (Inter Movistar) a liderar essa lista.

Relativamente às mexidas no plantel do SC Braga/AAUM, falando dos casos de André Coelho e Tiago Brito – assinaram esta temporada pelo SL Benfica –, André Machado diz não ser fácil lidar com as saídas de “dois grandes jogadores” e que foram muito importantes na época passada.

Fala também das dificuldades em “reconstruir” uma nova equipa, pois o plantel que conquistou o segundo lugar na Liga Sport Zone na época transata “tinha muitos anos de casa”. Ainda assim, acredita que tanto ele como os atletas com quem agora partilha balneário vão conseguir atingir os objetivos do clube.

Quanto à sua função, o capitão de futsal do SC Braga/AAUM admite que nos primeiros tempos de cada época tem de “ambientar e ensinar as regras do clube aos novos jogadores”, de forma a que o “espírito de grupo”, não só entre os atletas, mas também com a equipa técnica, aumente. Tem ainda como missão “dar o exemplo dentro de campo” para demonstrar o comportamento que um Guerreiro do Minho deve ter.

A importância do treinador Paulo Tavares no sucesso do SC Braga/AAUM

Conhecendo-o “há muito tempo”, André Machado não esquece o timoneiro da equipa. O jogador minhoto refere que Paulo Tavares “teve uma grande importância para ele”, pois, em 2004/2005, contactou-o, o que o fez sair do SC Braga/AAUM para ser comandado pelo treinador na Fundação Jorge Antunes.

O atleta bracarense revela que Paulo Tavares, nestes últimos seis anos, tem tido bastante relevância, não só para si, mas também para a restante equipa, permitindo uma enorme evolução do futsal dos bracarenses.

No que diz respeito a esses êxitos alcançados pelo SC Braga/AAUM recentemente, o capitão da turma minhota menciona que é de “louvar”, pois, apesar dos poucos recursos que o clube tem, comparativamente com outros, consegue na mesma ter excelentes resultados. André Machado atribui o “mérito” desse sucesso à “organização do clube, aos atletas e ao treinador”.

O jogador que atua na posição de ala salienta também as diferenças que há entre o Sporting CP e o SL Benfica, equipas com maior poderio económico, e o SC Braga/AAUM e as restantes formações do campeonato nacional.

Opina ainda sobre o atual estado do futsal português, considerando que se devia “apostar na formação e retirar o número muito alto de estrangeiros permitido em Portugal”.

Por último, o jogador minhoto, que conta esta época com nove golos em todas as competições, assume que o objetivo passa por “tentar manter o terceiro lugar” na fase regular.

No entanto, admite que tudo o que vier por acréscimo será sempre bem-vindo, tal como aconteceu na temporada transata, onde o Braga/AAUM marcou presença na final do playoff, conquistando o segundo lugar do campeonato nacional e apurando-se para as competições europeias.

André Machado e os colegas de equipa disputam a partir desta quinta-feira o grupo D da Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup. Em Madrid, os minhotos vão defrontar o Inter Movistar, de Espanha, o Kairat Almaty, do Cazaquistão e o Deva, da Roménia.

Depois do apuramento histórico em Maribor, do que será capaz o SC Braga/AAUM nesta nova etapa na sua primeira aventura europeia de sempre?

 

Imagem e edição: Sara Gonçalves