João Ferreira foi eleito presidente da Comissão Eleitoral para as eleições da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), marcadas hoje para 5 de dezembro. Assim como nos anos anteriores a votação será feita recorrendo às urnas distribuídas pelos campi, sem voto eletrónico.
O presidente da Comissão Eleitoral pretende que o dia 5 de dezembro seja “o mais participado possível” de forma a reduzir o alto valor de abstenção. Sobre a possibilidade de as eleições se realizarem através de voto eletrónico – seguindo o exemplo das eleições realizadas para o Conselho Geral – João Ferreira diz que é um processo que “depende um pouco da estrutura da própria Associação Académica, que é diferente da estrutura da Universidade do Minho.”
“É necessária uma proposta da Associação no orçamento específico da AAUM para que a Comissão Eleitoral possa usufruir de recursos financeiros” para recorrer ao voto eletrónico, acrescenta. Ao mesmo tempo, João Ferreira reconhece que neste momento é “um processo complicado, tendo em conta o orçamento já ter sido aprovado para este ano.”
Em entrevista ao ComUM em abril, o reitor cessante António Cunha deixou aberta a possibilidade do uso do portal evotUM pela associação académica, mas afirmou que “terá de ser a própria associação a tomar essa decisão”.
A eleição do presidente da Comissão Eleitoral foi realizada na Reunião Geral de Alunos (RGA) de hoje, que decorreu no campus de Azurém, onde apenas foi apresentada uma lista para a votação. Foi também aprovada a distribuição das mesas de voto para o dia das eleições académicas, que será igual à de 2016.