H.E.R., ironicamente o acrónimo de “Having Everything Revealed”, é, não só o nome pelo qual a cantora R&B esconde a sua verdadeira identidade, mas também o título de cada uma das três partes deste grande projeto.

Em 2016, deixou o mundo a questionar-se a quem pertencia a bela voz do EP partilhado nas redes sociais de Alicia Keys e Bryson Tiller. Mais tarde, a junho de 2017 lança H.E.R, volume 2, um EP fortemente confiante e sedutor, ao contrário da aura obscura de H.E.R., volume 1. Apesar das diferentes atmosferas, ambos possuem o mesmo objetivo; segundo H.E.R., a sua principal meta é demonstrar, a todas as mulheres, o quão vulnerável e honesta ela é e salientar o quão comum isso é a todos nós.

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H.E.R, volume 2, The B Sides, saiu a 20 de outubro de 2017 para concluir este projeto e formar uma longa, mas agradável experiência musical, presente na coletânea do álbum H.E.R..

O título The B Sides não surge sem propósito e a prova disso mesmo é a música principal do disco: “2”. Esta canção, marcada por uma forte bateria eletrónica e uma sequência de sons sintetizados semelhantes a um violino, mostra uma mulher que, tal como o seu companheiro, é infiel. Ao longo dos três minutos e nove segundos somos submersos a uma relação sem futuro na qual a componente feminina enumera as diversas atitudes incorretas do seu amado, mas  confessa, igualmente, que também não tratava aquela relação seriamente.

“Free” é um exemplo puro da confortabilidade da artista de 20 anos com a sua música. Torna-se quase inacreditável a facilidade e suavidade com que ela consegue conciliar a batida, a sua mestria vocal e os simples acordes de uma guitarra de forma tão envolvente e misteriosa.

Outro aspeto bastante notável na cantora e compositora de Vallejo, Califórnia, é a sua forma nostálgica de recordar as sonoridades old school de R&B, agregando, simultaneamente, parâmetros bastante atuais. O que é o caso de “Hopes Up” e “Let Me In” sendo esta última, um modo bastante declarativo por parte de H.E.R., que tenciona incansavelmente transmitir segurança ao seu pretendente que tem medo de relações sérias.

“Best Part” é a primeira e única colaboração de toda esta compilação e não há muito a dizer se não elogiar a química e a magia produzida neste dueto de H.E.R. e Daniel Caesar. À temática romântica junta-se, ainda, “Rather Be”, uma balada bastante simplista dominada por um piano e uma emocionante lírica, que tal como “Best Part” mostra as maravilhosas capacidades vocais da compositora.

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Importa ainda realçar a magnificência de “Lights On” e “Gone Away”, músicas pertencentes aos outros dois EP’s, que são o tipo de sonoridade e dinâmica que fazem com que H.E.R. se destaque dos restantes artistas contemporâneos de R&B. Isto porque não só usa o teclado de forma bastante peculiar, mas também explora os diversos sons possíveis da bateria e da caixa de ritmos conjuntamente com sintetizadores bastante presentes nos pré-refrões e transições.

The B Sides acaba por ser muito autoexplicativo. Através de seis novas músicas tivemos acesso a uma prolongação, tanto do lado sentimental de H.E.R., como do seu lado confiante e ativo, lados estes que tanto estão presentes nas letras e nos sons.