Decorreu hoje, na Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM), a atribuição do prémio da Fundação Carlos Lloyd Braga a Hans-Jörg Albrecht, diretor do Max Planck Institute for Foreign and and International Criminal Law, na Alemanha.
A Cátedra Carlos Lloyd é anualmente atribuída a uma personalidade nacional ou estrangeira, consoante a proposta de Institutos ou Escolas, departamentos ou centros de investigação da Universidade do Minho, homenageando também o primeiro reitor da Universidade e o seu perfil cultural, universitário e cívico. Este ano foi entregue a Hans-Jörg Albrecht, autor de várias investigações nas áreas do direito penal, direito penal juvenil, criminologia e direito prisional.
Na cerimónia estiveram presentes o reitor António Cunha, o presidente da Fundação, Carlos Couto, a presidente da EDUM, Clara Calheiros e o diretor do curso de Criminologia e Justiça Criminal, Fernando Conde Monteiro. Seguindo-se a aula aberta acerca de “Retention of Telecommunication Traffic Data, Criminal procedure and Crime Control” proferida pelo vencedor do prémio.
Esta edição contou com a colaboração do Instituto de Ciências Sociais, da Escola de Direito e da Escola de psicologia, sendo dedicada à área da Criminologia.