O Hospital de Braga recebe pela 11º vez o evento “Hospital dos Bonequinhos”, resultado de uma colaboração entre o hospital, o Núcleo de estudantes de Medicina, Enfermagem e Educação Básica, da Universidade do Minho e os alunos de nutrição da Universidade do Porto. A iniciativa decorre entre os dias 6 e 9 de novembro.

A criação de um hospital modelo, construído à escala dos mais pequenos, e destinado a crianças entre os 3 e 8 anos. As crianças são acompanhadas do seu “bonequinho doente”, explorando o percurso instalado que consiste numa passagem pela triagem, pelo gabinete médico, pelo bloco operatório, pelo dentista, entre outros. Deste modo, o “objetivo é demonstrar que não têm que ter medo da bata branca, brincando com eles e explicando alguns procedimentos básicos, como vacinas.”, afirma Cátia Fernandes, aluna do 6ºano de Medicina.  A voluntária revela ainda que esta iniciativa ajuda a retirar o medo das crianças sendo também crucial para os estudantes que têm a oportunidade de” interagir com os mais pequeninos”. “Assim sentimo-nos médicos, ainda antes de concluirmos o curso.”

Lara Varanda/ComUM

Lara Varanda/ComUM

“Continuamos com este projeto, pois recebemos um ótimo feedback das escolas, gerando um enorme impacto nas crianças. Os pais também nos dão um balanço muito positivo, afirmando que as crianças já não têm o mesmo medo dos hospitais. Para além disso, é uma atividade que eles relembram para sempre, tal como nós estudantes.”, aponta Cátia Fernandes.

Lara Varanda/ComUM

Lara Varanda/ComUM

Este projeto tem recebido, ao longo dos anos, milhares de crianças, que voltam para repetir a experiência, tal como Matilde Costa, de 5 anos. Este é o segundo ano que participa no evento, demonstrando-se entusiasmada.  “A minha boneca Sofia caiu no ano passado e ficou com uma ferida na cabeça. Os médicos trataram muito bem dela e até lhe deram um penso da Hello Kitty”, revelou a menina que foi ao Hospital dos bonequinhos pela segunda vez na mesma semana. Acompanhada pela mãe, Matilde regressou ao Hospital de Braga, sendo que no dia anterior tinha participado com a sua escola. “Ela chegou a casa e pediu-me muito regressar ao hospital e trazer mais um bonequinho, como achei a iniciativa muito engraçada acabei por lhe fazer a vontade”, contou a mãe da criança.

A iniciativa, que tem lugar na entrada principal do Hospital de Braga, prevê a participação de cerca de 1000 crianças provenientes de vários jardins-de-infância do concelho. Este é um projeto que concilia as fantasias dos mais pequenos e o estudo dos mais graúdos. Para a organização, o enorme sucesso deste evento pode prever a sua continuação nos próximos anos.

Mara Ribeiro e Natacha Cunha