Durante a próxima semana o Hospital de Braga vai receber cerca de mil crianças para a iniciativa “Hospital dos Bonequinhos”, desenvolvida por alunos de Medicina, Enfermagem, Educação Básica da Universidade do Minho e estudantes de Nutrição da Universidade do Porto.
A atividade “Hospital do Bonequinhos” é destinada a crianças entre os três a oito anos de idade, do concelho de Braga, e envolve cerca de 300 estudantes da Universidade do Minho. Esta iniciativa, em colaboração com o Hospital de Braga, permite aos alunos a “oportunidade única de contactar e desenvolver técnicas de comunicação com um público especial” e, ao mesmo tempo, junto das crianças “combater o medo da bata branca tão característico da idade”, explica Mafalda Soares, coordenadora do Departamento de Ação Comunitária do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM).
A partir de segunda feira será criado um hospital construído à escala dos mais pequenos, onde é dada oportunidade às crianças de assumirem o papel de um adulto e levarem o seu “boneco doente” ao médico, enfermeiro, nutricionista ou dentista, funções que serão assumidas pelos alunos da Universidade do Minho. Com o respetivo boneco, as crianças passarão pela triagem, pelo consultório médico e pelas várias zonas de tratamento e diagnóstico.
A atividade prolongar-se-á até quinta feira. Durante os quatros dias da iniciativa é possível, das 17h30 às 18h30, que crianças não inseridas nos infantários selecionados participarem a título individual.