Celebrou-se esta quarta-feira a IV Gala do Desporto de Braga no Theatro Circo. Organizada pela Câmara Municipal, a cerimónia homenageou aqueles que, durante a época passada, alcançaram resultados de grande mérito desportivo, representando a cidade bracarense ao mais alto nível.

Ao todo, foram entregues 91 galardões, divididos por 24 modalidades e 194 atletas. A premiação foi repartida por campeões nacionais, campeões ou medalhados europeus e por campeões ou medalhados mundiais. Também foram revelados o árbitro, treinador, dirigente e evento desportivo do ano.Para terminar a noite, foi declarado o vencedor do Prémio Mérito e Excelência 2017.

A gala iniciou-se com um vídeo comemorativo de todos os desportos atualmente praticados no município de Braga, onde puderam ser vistos muitos dos atletas que estavam presentes na plateia.

Após esse momento, os galardões começaram a ser entregues por várias personalidades importantes do município de Braga e do desporto de Portugal. Começando pelos campeões nacionais, existiram 139 atletas homenageados, dos mais diversos desportos.

Sofia Vieira / ComUM

Sofia Vieira / ComUM

Seguiu-se a apresentação dos campeões ou medalhados europeus onde, em dez modalidades diferentes, 60 atletas foram premiados pelas suas prestações em competições europeias.

É de salientar a presença da Associação Académica da Universidade do Minho, que foi galardoada nesta gala por ter sido campeã europeia universitária de taekwondo.

Chegou, depois, a altura de apresentar os nove atletas que representaram Braga em competições mundiais, nas competições de canoagem, kickboxing, muaythai, natação, hóquei em patins, taekwondo e tiro com armas de caça.

Nesta categoria, destaca-se o atleta Rui Bragança, atual estudante da Universidade do Minho, que venceu a medalha de prata nas Universíadas, para além de ter sido campeão europeu universitário de taekwondo.

Sofia Vieira / ComUM

Sofia Vieira / ComUM

De seguida, foram revelados os vencedores dos galardões de Árbitro, Treinador, Dirigente e Evento Desportivo do Ano:

Lista de vencedores:

Árbitro do Ano – Nuno Manso (Futebol)

Treinador do Ano – Vítor Silva (Hóquei Clube de Braga)

Dirigente do Ano – Guilherme Freitas (ABC de Braga/UMinho)

Evento Desportivo do Ano (votação online) – Braga Street Stage – Rally de Portugal, com 35,8% dos votos

Após estas revelações, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, dirigiu-se aos presentes para congratular os atletas e para celebrar a grande presença eclética e pujante do desporto bracarense em termos nacionais e internacionais. Prometeu, também, mais eventos desportivos das mais diversas competições no concelho de Braga, que foi eleita a Cidade Europeia do Desporto de 2018.

Sofia Vieira / ComUM

Sofia Vieira / ComUM

Chegado o momento mais esperado da noite, foi revelado o vencedor do Prémio Mérito e Excelência de 2017. O maior homenageado da IV Gala de Desporto de Braga foi José Carlos Macedo, atleta de Boccia, na categoria BC3 (desporto adaptado).

Através de um tributo em forma de vídeo, foi referido que, “com a sua personalidade forte e inspiradora e todo o seu trabalho incansável, o atleta conseguiu representar a cidade de Braga de forma excecional ao mais alto nível”.

No final desse momento, José Carlos Macedo recebeu uma ovação de pé de todos os presentes no Theatro Circo, terminando, assim, mais uma gala de celebração do desporto bracarense.