Helena Sousa, presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho (UM) apela ao avanço da licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território. No dia em que o instituto completou 41 anos de existência, a docente lamenta que este projeto ainda “esteja na gaveta”, ressalvando que da parte da Academia tudo está pronto para avançar com o novo curso.
O projeto da licenciatura em Proteção Civil já foi aprovado pela A3ES, entidade certificadora dos novos projetos de ensino e registada pela Direção-Geral de Ensino Superior. Segundo Helena Sousa refere que para avançar é necessário que haja “vontade política por parte do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor”. A professora apela também a colaboração da nova equipa reitoral para que se faça “pressão junto ministério para que compreenda a importância da licenciatura”.
Esta é uma licenciatura que apenas existe no arquipélago dos Açores e para a presidente do ICS “pode trazer uma compreensão mais profunda e holística do fenómeno da proteção civil articulada com a gestão do território”. Ainda durante as comemorações do ICS a responsável pelos destinos do instituto lamenta que seja necessário “acontecerem eventos tristes e trágicos para se perceber a importância desta licenciatura.” A docente reforça que há uma necessidade de profissionais “bem formados” nesta área e que “não pode pensar-se em proteção civil numa lógica de prevenção e combate sem estudar e compreender o território.
Filipe Vaz, membro da nova equipa reitoral e responsável pelos novos projetos de ensino, admite que este será um projeto que “vai merecer toda a atenção” da nova equipa e que será ponderado durante os próximos quatro anos.
Foi também durante as comemorações do dia do ICS que se revelou a possível criação de um novo mestrado em “Comunicação e Ciência”. Helena Sousa diz que “precisamos de comunicar a ciência para que seja percetível para a sociedade”. “Estamos absolutamente convencidos que o mestrado será aprovado”, revelou a professora. Esta será uma colaboração entre o ICS e a Escola de Ciências.