A Simulação das Nações Unidas – SimONU’17 – decorreu nos dias 20 e 21 de novembro na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. O projeto é organizado pelo CECRI – Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais – e conta já com um grande número de edições.

Esta edição da SimONU’17 contou com 4 comités e 4 temáticas, sendo estas: Conselho de Direitos Humanos: Genocídio no séc. XXI – A violação de Direitos Humanos no Myanmar; Conselho Económico e Social: As alterações climáticas e o combate ao aquecimento global; Banco Mundial: A educação nos países subdesenvolvidos e a desigualdade de género e Conselho de Segurança: O papel da comunidade internacional nas tensões “EUA vs. Coreia do Norte”.

Filipa Novais/ ComUM

Filipa Novais/ ComUM

Para Catarina Silva, coordenadora do departamento de simulações do CECRI, a simulação das Nações Unidas é “um dos eventos com mais história no CECRI”. Cada aluno representa um delegado de cada país e está presente em 2 comités onde o objetivo é debaterem e representarem o seu país. Acrescenta ainda que “este tipo de atividades fazem com que os estudantes consigam aplicar os conhecimentos ao nível prático e possam estar num ambiente muito mais interativo, conseguindo perceber como é que funcionam estas coisas no mundo real”.

Lara Azevedo, aluna do primeiro ano do curso de Relações Internacionais conta que decidiu inscrever-se neste projeto para perceber melhor como funcionam as Nações Unidas. Afirma que esta atividade dá aos alunos “mais conhecimentos sobre as matérias da atualidade.”

No dia 21 de novembro, à tarde, realizou-se a Assembleia Geral onde os delegados de todos os países estiveram presentes e foram discutidas as normas aprovadas por cada comité.

Filipa Novais/ ComUM

Filipa Novais/ ComUM

A Simulação das Nações Unidas tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma visão mais prática do curso, permitindo-lhes aprofundar conhecimentos adquiridos na sala de aula. A vertente interativa da atividade cativa os estudantes, garantindo o sucesso do projeto, que conta sempre com um grande número de inscrições.