Na quinta jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, os campeões nacionais impuseram-se e golearam o Valença HC por 13-4. Com esta derrota frente ao FC Porto, os minhotos elevam para quatro o número de desaires na competição.
Na primeira parte foi evidente um grande ritmo de partida. Num jogo em que se viram muitos golos, foi a equipa da casa a afirmar-se logo aos 20 segundos por Rafa Costa. Seguiram-se os tentos de Hélder Nunes e Alvarinho.
Os dragões, aliados a sucessivas falhas da equipa minhota, não deixavam a equipa adversária jogar. Ainda assim, José Braga conseguiu reduzir.
Poucos minutos depois, novo golo para a formação portista, desta vez por Gonçalo Alves, que marcou sem hipóteses para o guarda-redes valenciano.
Antes do final do primeiro tempo, Gonçalo Alves converteu positivamente uma grande penalidade e Jorge Silva apontou o sexto golo para a equipa. 6-1 era o resultado ao intervalo no Dragão Caixa.
Na segunda metade do tempo, a partida começou mais equilibrada. José Braga conseguiu chegar ao segundo golo da equipa e Reinaldo Mallea devolveu a vantagem de cinco golos à formação de Guillem Cabestany.
José Braga apontou o seu terceiro golo no jogo e, apesar de Hélder Nunes ter alargado distâncias, foi de penálti que José Campos fechou as contas para o lado minhoto.
Até ao final do encontro, o FC Porto continuou a avolumar a vantagem, chegando ao 13-4 com mais três golos de Gonçalo Alves, que se tornou, assim, o melhor marcador do campeonato.
Na classificação, o Valença HC prossegue com apenas três pontos e o FC Porto soma agora 12, menos três do que o líder SL Benfica, que tem mais um jogo disputado do que os portistas.
Para a próxima jornada, os minhotos recebem o Sporting CP, enquanto o FC Porto jogo em Valongo. Antes disso, a formação de Valença joga sábado na Áustria frente ao Wolfurt, em partida da segunda mão dos 32 avos-de-final da Taça CERS.
Por sua vez, os dragões acertam o calendário do campeonato nesta terça feira com a Juventude de Viana e atuam em solo francês frente ao La Vendeenne no fim-de-semana, em desafio respeitante à fase de grupos da Liga Europeia.