Começa esta sexta-feira a 24ª edição do CELTA, o certame de tunas organizado pela Azeituna. O evento marca os 25 anos da Azeituna. A música começa hoje, no Theatro Circo, e prolonga-se até sábado, mas o evento abre com a apresentação do livro autobiográfico da tuna bracarense.
Durante a noite de sexta-feira, além da tuna organizadora, vão actuar a Tuna Universitária de Aveiro, a Hinoportuna, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP), e a Tuna Universitária do Minho, os “padrinhos” da Azeituna. A concluir as actuações no dia 10, vão marcar presença a Tuna Académica do IPCA de Barcelos, a Scalabituna de Santarém e a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa.
Além das tunas masculinas presentes, a Azeituna vai actuar com dois convidados especiais: o Coro Académico da Universidade do Minho (dia 9), a cantar temas do álbum de 2003 “Coro sobre Azul”, e a Gatuna (dia 10).
A edição deste ano do CELTA marca o 25º aniversário da Azeituna, que comemora com a apresentação de um livro. “25 Paus: Autobiografia Não Autorizada da Azeituna” vai ser apresentado na reitoria da Universidade do Minho, na tarde de sexta-feira.
Os bilhetes para o XXIV CELTA estão à venda no Theatro Circo, e custam entre 5 a 9 euros.