A edição online do jornal ComUM celebrou ontem 12 anos de informação. Criado e gerido por alunos do curso de Ciências de Comunicação, da Universidade do Minho, o jornal comemorou o seu aniversário com a exposição “Minho em ComUM”. O diretor do ComUM, João Pedro Quesado, afirma que a exposição conta com “ fotografias com excelente qualidade e um olhar diferente do que se passa aqui no Minho”. A exposição de fotojornalismo ficará exposta no Instituto de Ciências Sociais até quinta feira.
O diretor do curso de Ciências de Comunicação, Pedro Portela, felicita o trabalho desempenhado pelos alunos envolvidos comparando o jornal a um “laboratório que usa o que se aprende na sala de aula”. Mostra ainda satisfação no facto de os alunos se dedicarem ao fotojornalismo, como linguagem de informação.
Luís Santos, professor de jornalismo, salienta duas vantagens do jornal ComUM: “ser gerido por alunos” e o “maior controlo e responsabilidade dos intervenientes”. “Devagar [o ComUM] conseguiu tornar-se uma espécie de referência nacional. Os alunos do Minho produzem trabalhos com qualidade”, acrescentou o professor.
Texto: Andreia Barbosa, Rita Vieira