Na partida que inaugurou a jornada 14 da Liga NOS, o Moreirense deslocou-se ao Estádio dos Arcos, onde perdeu com o Rio Ave por 2-1. A formação de Moreira de Cónegos esteve na frente até ao minuto 73, mas um golo perto do final do encontro acabou por ditar a oitava derrota dos minhotos na prova.
Ambas as equipas demonstraram desde cedo as suas intenções no encontro: o conjunto de Vila do Conde apostou num jogo de posse de bola, enquanto os visitantes tentaram defender e sair no contra-ataque de forma a criar perigo. Apesar do maior ascendente do Rio Ave, as ocasiões flagrantes de golo na primeira metade do encontro dividiram-se pelas duas equipas.
Do lado vilacondense, Guedes esteve particularmente infeliz no capítulo da finalização – enviou uma bola ao poste e rematou, de cabeça, ao lado da baliza de Jhonatan -, enquanto Francisco Geraldes não conseguiu dar sequência a uma jogada ensaiada. O Moreirense, por seu lado, ameaçou a baliza de Cássio através de remates de Tozé e de Neto.
O técnico Miguel Cardoso mexeu na sua equipa ao intervalo, mas a verdade é que seria o emblema minhoto a chegar primeiro ao golo: à passagem do minuto 54, após uma má abordagem ao lance por parte de Lionn, Ronaldo Peña empurrou a bola de forma subtil para o fundo das redes adversárias.
Após o golo sofrido, o domínio dos visitados intensificou-se. Nuno Santos obrigou o guarda-redes do Moreirense a fazer a defesa da noite e João Novais, que havia entrado para o lugar de Leandrinho, tentou a meia distância, com a bola a passar perto do poste.
Acabaria por ser no minuto 73 que as contas do encontro se voltariam a equilibrar: servido por Guedes, João Novais rematou forte de fora da área, a bola sofreu um desvio em Iago e acabou por trair Jhonatan.
Apesar das constantes oportunidades do Rio Ave, o placard permaneceu inalterado até ao minuto 89. Quando muitos já pensavam que o empate seria o resultado final, João Novais aproveitou da melhor forma uma falta cometida sobre Francisco Geraldes para atirar a contar. O livre cobrado de forma exímia pelo jovem de 22 anos acabou mesmo por garantir os três pontos aos vilacondenses.
Com este resultado, o Moreirense continua em zona de descida, enquanto o Rio Ave aproxima-se dos lugares europeus. O próximo jogo da formação comandada por Sérgio Vieira é para a Taça de Portugal, com o Santa Clara a visitar o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.