São oito filmes de alunos da Universidade do Minho que estarão a competir na segunda edição do festival C(h)orta, nos Açores. O festival de curtas metragens premeia, a nível nacional, o melhor filme a concurso no Teatro Faialense no final deste mês de dezembro. As apresentações dos filmes a concurso terminam esta sexta-feira.

Segundo Martin Dale, professor da licenciatura em Ciências da Comunicação, a “visibilidade e reforço” dos trabalhos no exterior é muito importante para o curso e para a Universidade. Martin Dale, que tem dois filmes próprios a concorrer neste festival realça o trabalho desenvolvido pelo ICS, que acabou por resultar no financiamento por parte do Instituto do Cinema e Audiovisual para os próximos três anos.

Welcome to the village, de Inês Paredes, Nha Storia de Inês Carrola ou Os Médicos do Povo de Juliana Ramalho são alguns dos trabalhos realizados por alunos da Universidade do Minho e que estão a concurso na ilha do Faial.

Organizado pela AJIFA – Associação de Jovens da ilha do Faial, o festival C(h)orta, conta, este ano com 51 participações, mais do triplo do número apresentado a concurso no ano passado. Para a organização, o objetivo é “espicaçar os jovens com interesse pela realização” e mostrar que “paixão” e “trabalho árduo” dão “frutos”.