O Vitória SC visitou e venceu o Vitória FC por 2-1. Num jogo a contar para a 13ª jornada da Liga NOS, os minhotos conseguiram, pela primeira vez esta época, dois triunfos consecutivos, enquanto os sadinos registaram o quinto desaire consecutivo (contabilizando a derrota na Taça de Portugal).

Na primeira parte, entrou melhor a formação de Guimarães, que acabou por inaugurar o marcador aos 12’, na conversão de uma grande penalidade. Cruzamento de Héldon da esquerda e Semedo, em carrinho, cortou a bola com o braço.

Na conversão do castigo máximo, Raphinha não falhou (1-0). A equipa da casa respondeu alterando a dinâmica de jogo. Os sadinos lançaram-se para a frente, depois de até ao momento procurarem uma organização defensiva e transições rápidas no contra-ataque.

Esta mudança obrigou o grupo minhoto a recuar no terreno em defesa da curta vantagem. Até ao intervalo, o jogo manteve-se com este cenário, com as duas equipas a procurar o golo.

Antes do apito para intervalo, houve ainda tempo para um lance que causou contestação por parte dos adeptos de Setúbal. Na sequência de um canto de João Teixeira, Gonçalo Paciência cabeceou a bola contra o poste e Douglas sacudiu-a com o braço, ficando muitas dúvidas se a bola terá ultrapassado a linha de golo. O árbitro, Vasco Santos, consultou o VAR e mandou seguir.

Já no segundo tempo, começou melhor o Vitória de Setúbal, ameaçando o empate. Sem sucesso, a formação de Pedro Martins aumentou a vantagem num lance de contra-ataque, perto da hora de jogo. Tallo evoluiu pela zona central e serviu Raphinha, que sobre a direita, voltou a faturar. Este golo surgiu numa altura de superioridade dos sadinos, que continuaram a dar tudo por um resultado melhor.

Apesar das investidas, os pupilos de Couceiro não conseguiam concretizar eficientemente nenhuma oportunidade, devido à boa organização defensiva dos vimaranenses.

O jogo seguiu intenso até ao apito final e o Setúbal conseguiu ainda reduzir aos 88’, através de uma grande penalidade convertida por Gonçalo Paciência, resultante de uma falta de Jubal sobre Edinho.

Com este resultado o Vitória SC continua, como o Rio Ave, na perseguição ao Marítimo no quinto posto. Já o Vitória FC fica numa situação ainda mais complicada, no antepenúltimo lugar. Para a próxima jornada, os minhotos recebem o Feirense. Os sadinos recebem o FC Porto no Bonfim.