O segundo dia de Comic Con começou com grande destaque para os e-sports, com um torneio do jogo “Counter-Strike: Global Offensive”. A batalha não se ficou pela manhã, tendo decorrido ao longo de todo o dia, com um total de três jogos. Com a rádio a não ficar de fora da convenção, os youtubers foram um dos pratos fortes do dia.
Numa era em que o digital pertence ao quotidiano, o Auditório B esteve reservado aos youtubers. “As Outras Plataformas Digitais”, foi o nome da conversa que juntou Mocê Dum Cabreste, A Gaja, Aninha Queen, Luís Franco-Bastos e um elemento do jornal online Shifter.
Os mais novos arrastaram os pais para o evento. É o caso do João, de 10 anos. “É a terceira vez que estou aqui. Pedi aos meus pais e já vi o meu youtuber favorito” contou. Já Joana, de 15 anos, acompanhada de uma amiga, não escondeu a felicidade, frisando que “foram os youtubers que me trouxeram aqui”. Teve ainda oportunidade de contactar com Inês Rochinha, uma das suas favoritas.
A rádio também não ficou de fora do segundo dia de Comic Con. Luís António Santos, professor na Universidade do Minho, acompanhado de Maria José Braga e Rui Azeredo, trouxe ao evento a famosa “Guerra dos Mundos”. Recriação da obra de H. G. Wells, feita há 30 anos, numa rádio pirata de Braga. Esta homenagem da “invasão dos marcianos” instalou pânico na população e continua a ser apontado como um exemplo da força do meio. O professor da Universidade do Minho concorda, mas lembra o fenómeno das fake news que, numa era de nativos digitais, são ainda predominantes.
O segundo dia da convenção contou ainda com um workshop dedicado a “Make Up” para todos aqueles que se querem aventurar na caracterização dos seus personagens favoritos. “Aprendi muito sobre maquilhagem” referiu no final, Carolina, de 19 anos. O workshop reforçou, ainda, o mote do evento: “Be whatever you want”.
Os cosplayers continuaram a ter destaque neste dia e foram motivo de grande agitação. Tirou-se uma foto de grupo. Enquanto se tentavam organizar no espaço “Heróis do Cosplay” – demasiado pequeno para tanta gente – as softboxes caíram por cima dos fãs que se caracterizam como os seus personagens favoritos. “Já o ano passado foi assim” ouviu-se no meio da multidão. A tarde ficou ainda marcada por um desfile de cosplayers, onde inúmeras personagens pisaram o chão da Exponor.
O Comic Con entra agora pelo fim de semana a dentro e só termina no domingo. Espera-se dois dias promissores. Alexandre Santos, Madison Iseman e Carlos Conceição são algumas das personalidades convidadas, mas o destaque vai para a estrela da série “Prison Break”, Dominic Purcell, que estará presente em diversas sessões de Q&A e autógrafos durante sábado e domingo.