A primeira mão dos oitavos de final da Taça CERS correu mal ao Valença HC, que saiu derrotado do terreno do Voltregà por 5-1. A equipa espanhola já vencia por dois golos ao intervalo.

A formação minhota chegava a esta fase da prova depois de ter eliminado os austríacos do Wolfurt, enquanto os catalães tinham afastado o Remscheid, da Alemanha. Apesar de já não se esperar uma eliminatória acessível para o Valença HC, a deslocação a Espanha não trouxe o resultado esperado.

Na primeira parte, o Voltregà aproveitou melhor que o adversário as oportunidades que teve para finalizar. Ao intervalo da partida, os espanhóis colocavam-se já em vantagem, com dois golos marcados contra nenhum da formação minhota.

Assim sendo, o único tento da equipa portuguesa foi apontado por Zé Braga já no segundo tempo. Enquanto isso, Eric Vargas, que bisou, Javier Petxi, Gerard Teixidó e Aliex Molas foram os donos dos cinco golos que deram a vitória ao décimo classificado da OK Liga (primeira divisão do hóquei patinado espanhol).

No dia 13 de janeiro, o Valença HC recebe o Voltregà, numa partida em que vai tentar dar a reviravolta ao resultado e sair vitorioso na segunda mão da eliminatória dos oitavos de final da Taça CERS.