Num jogo a contar para a 13ª jornada do Campeonato Andebol 1, o Xico Andebol foi até ao Dragão Caixa para defrontar o FC Porto, onde saiu derrotado por 36-19. Antecipava-se um jogo bastante difícil para a equipa minhota, visto que ia jogar fora de portas e frente a um dos candidatos ao título.
O Xico Andebol entrou nervoso e desconcentrado no jogo, aproveitando o conjunto portista para construir uma vantagem considerável no marcador.
Com muitas falhas técnicas por parte da turma vimaranense e com uma boa prestação da defensiva portista, a equipa da casa concretizou um número muito elevado de contra-ataques, o que dificultou a tarefa da turma orientada por Eduardo Fernandes.
Também Hugo Laurentino, guarda-redes e capitão do FC Porto, com diversas intervenções, contribuiu para a eficácia defensiva portista.
Aos 17 minutos, com apenas quatro golos marcados, o treinador vimaranense decidiu fazer uma paragem no jogo, de forma a acalmar a equipa, dando também algumas sugestões para combater a muralha do FC Porto.
O Xico Andebol melhorou o seu jogo, no entanto, a formação da casa acompanhou o ritmo do adversário, indo as duas equipas para o balneário com o resultado de 18-9.
A segunda metade do encontro foi idêntica aos primeiros 30 minutos, com o FC Porto a entrar muito forte e a mostrar superioridade sobre a equipa minhota.
O Xico Andebol, que desde o início do jogo mostrou dificuldades em ultrapassar a defensiva da turma azul e branca, continuou sem ser eficaz em frente à baliza de Hugo Laurentino.
Com o resultado em 25-10, Eduardo Fernandes voltou a parar o jogo, no sentido de gerir o plantel. O mesmo fez Lars Walther, treinador do FC Porto.
De salientar que Telmo Ferreira, atual técnico de guarda-redes dos portistas, que, com 40 anos, voltou a estar presente num jogo, desta vez como atleta, devido à lesão de Alfredo Quintana. O jogador-treinador defendeu nos últimos dez minutos a baliza azul e branca. No final, a equipa da casa garantiu o triunfo por 36-19.
Destacaram-se Miguel Alves, do FC Porto, com nove golos, e Luís Sarmento, do Xico Andebol, que fez mexer as redes da baliza adversária por seis vezes.
Com este resultado, o Xico Andebol mantém a antepenúltima posição, com 19 pontos. Já o FC Porto sobe ao quarto lugar, encontrando-se com a mesma pontuação que o terceiro classificado, o ABC/UMinho.
Na próxima quarta-feira, o Xico Andebol recebe o São Bernardo, no Pavilhão Desportivo Francisco de Holanda, pelas 21:00, num jogo a contar para a 14ª jornada do Campeonato Andebol 1.