O ABC/UMinho venceu o Arsenal C. Devesa, num dérbi bastante disputado. Rui Lourenço e Tomás Albuquerque foram os melhores marcadores do encontro.
Na quarta-feira, o Arsenal C. Devesa defrontou na condição de visitado o ABC/UMinho e saiu derrotado por 26-30, num jogo a contar para a 19ª jornada do Campeonato Andebol 1. O desafio decorreu no Pavilhão Flávio Sá Leite, visto que o ABC/UMinho partilha a casa com os arsenalistas. Era previsto um encontro em que a formação de Jorge Rito era favorita devido à sua posição na competição, contudo, o Arsenal C. Devesa queria surpreender para subir na tabela classificativa.
A primeira parte da partida foi marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas e pelo esforço da turma de Domingos Nunes em lutar pelo jogo. Foi mesmo o Arsenal C. Devesa que começou melhor, ao aproveitar as distrações na zona defensiva de Hugo Rocha, capitão do ABC/UMinho, adiantando-se no marcador.
Jorge Rito aproveitou para dar a oportunidade a atletas com idade ainda de júnior, tais como Rui Ferreira, João Peixoto e Francisco Silva, com o intuito de descansar os jogadores mais utilizados. No entanto, o ABC/UMinho aumentou o ritmo da partida para não ser surpreendido por uma equipa que entrou forte e com vontade, só que apenas conseguiu afastar-se do seu rival pela margem mínima. Ao intervalo, o marcador registava 14-15.
Na segunda metade do encontro, a história foi outra. Tal como no jogo da jornada anterior, o conjunto que neste desafio jogou na condição de visitante entrou forte, causando bastantes dificuldades aos arsenalistas em ultrapassar a “muralha amarela”. Desta forma, Carlos Martins e Dario Andrade, respetivos ponta direita e esquerda do ABC/Minho, aumentaram a vantagem, através de um parcial de quatro golos.
Este parcial levou Domingos Nunes a pedir um time-out ao minuto 47, de modoa acalmar o ritmo de jogo imposto pela turma de Jorge Rito. Ainda assim, o Arsenal C. Devesa não desistiu do desafio, tentando contrariar a superioridade do adversário, só que Humberto Gomes, guarda-redes do ABC/UMinho, negou por diversas vezes a oportunidade de os arsenalistas se aproximarem no marcador.
O jogo terminou com o resultado em 26-30. Destacaram-se Rui Lourenço, do Arsenal C. Devesa, com 12 golos, e Tomás Albuquerque, do ABC/UMinho, que fez mexer por sete vezes as redes da baliza arsenalista.
Com este resultado, o conjunto orientado por Jorge Rito mantém a quarta posição na tabela classificativa e continua na luta pelo pódio, somando 48 pontos. Já o Arsenal C. Devesa permanece no 12ª lugar no Campeonato Andebol 1, contabilizando 29 pontos, os mesmos que o 11º classificado, o AC Fafe.
No próximo sábado, o ABC/UMinho recebe o Águas Santas, no Pavilhão Flávio Sá Leite, pelas 17h00, num jogo a contar para a 20ª jornada do Campeonato Andebol 1. Já o Arsenal C. Devesa volta à competição no dia 3 de fevereiro, defrontando o FC Porto, no Pavilhão Flávio Sá Leite, pelas 21h00, num desafio respeitante à 21ª ronda.