Cerimónia de Abertura contou com vários momentos de animação. Muitas são as atividades previstas para Braga na qualidade de Cidade Europeia do Desporto.

Realizou-se esta sexta-feira, em pleno Theatro Circo, a Cerimónia de Abertura da Cidade Europeia do Desporto (CED). As condições estão criadas para que Braga, em 2018, seja um local de passagem obrigatório para todas as pessoas quem gostam de desporto.

A cerimónia ficou marcada por uma atuação musical de Rui Veloso e pela apresentação do hino oficial e do vídeo promocional da CED deste ano. Porém, o momento alto da noite foi quando do alto do Monte Picoto se acendeu a letra “B”, que assim irá permanecer até ao final do corrente ano, funcionado como símbolo deste estatuto que a cidade assume em 2018.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, ambiciona “atingir um patamar de excelência ao nível das políticas desportivas e fazer da cidade um exemplo neste campo de atuação”. Para além do impacto económico que a CED terá no concelho, também irá influenciar todos os ramos do turismo minhoto.

O autarca bracarense acredita ainda que 2018 “deixará um legado de enorme valor para o futuro dos bracarenses”, uma vez que motivará as pessoas a praticarem exercício físico. O evento contou igualmente com a presença do Secretário de Estado da Juventude, João Paulo Rebelo, e do presidente da ACES Europe, Gian Lupattelli.

Os embaixadores do município bracarense como CED são os atletas Emanuel Silva (canoagem), Jéssica Augusto (atletismo) e José Carlos Macedo (boccia). Braga sucede a Gondomar e acolhe mais de 300 eventos de 40 modalidades, com destaque imediato para a Final Four da Taça da Liga, que decorre a partir deste sábado.