A Câmara Municipal de Braga desenvolveu uma plataforma eletrónica que reporta ocorrências no espaço público. Esta plataforma permitirá resolver problemas em “tempo real” e dar a conhecer aos respetivos reclamantes, a direta e imediata informação sobre o tratamento das suas queixas.
A noticia foi avançada pelo vereador João Rodrigues. O responsável pelo pelouro da Gestão e Conservação do Espaço Público justifica a criação desta plataforma como algo importante devido à grande extensão do território e à dificuldade que é o tratamento da informação sobre os problemas no espaço público.
Assim, através da “app” e do “website”, os cidadãos de Braga poderão reclamar a necessidade de obras, limpeza, iluminação, corte de vegetação, entre outras intervenções necessárias no espaço público. A plataforma permitirá a monotorização do estado de cada uma das ocorrências de forma integrada com os sistemas municipais já existentes. Os funcionários camarários conseguirão gerir, em tempo real, “os pedidos e o tratamento dessas mesmas ocorrências”, explicou o vereador.
João Rodrigues anunciou que a plataforma está concluída e que irá ser apresentada nas próximas semanas devendo ficar disponível no final do mês de janeiro. Lisboa, Sintra, Guimarães e Amares são cidades que já tem plataformas do género da que será agora implementada em Braga.