No passado sábado, o HC Braga recebeu o HCP Grândola, num jogo a contar para a décima jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, tendo vencido por 4-3. Era esperado um encontro de enorme equilíbrio, visto que ambas as equipas queriam pontuar para tentarem sair da zona de despromoção.

O HCP Grândola começou melhor: José Gonçalves, com um remate certeiro, fez mexer as redes da baliza bracarense. Estava desta forma feito o 0-1 aos quatro minutos de jogo.

Contudo, a formação da casa queria acabar bem o ano e dar uma alegria aos adeptos. Assim sendo, logo de seguida, surgiu o empate no marcador, através de uma boa jogada coletiva, em que Gonçalo Suissas só teve de encostar.

Depois disso, as duas equipas melhoraram defensivamente, sendo que os atletas mais ofensivos tiveram bastantes dificuldades em criar jogadas perigosas. A dois minutos de acabar a primeira parte, António Trabulo, com uma boa performance individual, fez a reviravolta no resultado. Desta maneira, os jogadores foram para os balneários com o marcador em 2-1.

A segunda metade da partida foi marcada por uma enorme vontade de vencer por parte das duas equipas. No entanto, a formação de Vítor Silva entrou melhor, com Tomás Castanheira, recente contratação dos minhotos, a aumentar a vantagem logo nos primeiros oito segundos da segunda parte.

O HC Braga mostrava-se superior ao HCP Grândola, fazendo aos sete minutos o 4-1, por Tomás Castanheira. Estreia de luxo para o jovem de 25 anos.

Vendo o resultado a seu favor, Vítor Silva decidiu fazer uma gestão do plantel e acabou por ser surpreendido pelo conjunto visitante. Quando todos pensavam que a equipa oriunda do Alentejo já não tinha hipóteses de discutir a partida, António Pereira reduz a desvantagem aos 11, dando novamente esperanças ao HCP Grândola.

A formação de Nélson Mateus não tinha vindo a Braga para passear, mostrando-se aguerrida nos últimos minutos do desafio. Aos 17, Filipe Bernardino, num lance inesperado, faz o golo, colocando a sua equipa a perder pela margem mínima (4-3).

O HCP Grândola queria o empate, só que o conjunto bracarense mostrou-se muito forte defensivamente na parte final do encontro, não permitindo qualquer surpresa. O jogo terminou com o resultado em 4-3.

Francisco Veludo, do HC Braga, e José Gonçalves e Filipe Bernardino, do HCP Grândola, levaram cartão azul ao longo da partida.

Com este resultado, os minhotos sobem ao 11º lugar, contando com os mesmos pontos que o HC Turquel e o Infante de Sagres. Já os alentejanos mantêm a última posição da tabela classificativa, com dois.

No próximo sábado, o HC Braga defronta o Sporting de Tomar, no Pavilhão Municipal da Cidade de Tomar, pelas 18h00, num jogo a contar para 11ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.