O OC Barcelos recebeu e bateu, esta sexta-feira, o Infante de Sagres por 4-2, em encontro a contar para a décima jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Esta vitória permite aos barcelenses acabarem o ano civil em quinto lugar, com três pontos de vantagem para a AD Valongo, que segue logo atrás na classificação.

Com o Pavilhão Municipal de Barcelos quase cheio a puxar pelo emblema da casa, a formação de Paulo Pereira entrou pressionante na partida, dispondo das principais oportunidades do jogo nos minutos iniciais. A resposta da equipa visitante fazia-se sentir por algumas incursões rápidas de Tiago Pinheiro, elemento de destaque no Infante de Sagres.

O jogo estava a ganhar um ritmo intenso, por isso não foi de estranhar o inaugurar do marcador logo aos quatro minutos por intermédio de Hugo Costa, que assim adiantava o OC Barcelos na partida. A reação foi quase imediata e o Infante de Sagres igualou o resultado pouco depois com o tento de Tiago Pinheiro.

O jogo permanecia no mesmo registo desde o início: sempre com sinal mais para os minhotos. Até que aos oito minutos, João Almeida desfaz a igualdade a favor da formação barcelense. Até ao final da primeira parte, o OC Barcelos podia ter dilatado o marcador para uma margem mais confortável face às ocasiões que foi criando. Ainda assim, o resultado não sofreu mais alterações.

A segunda parte abre com a reação pronta do Infante de Sagres, com o golo de Celso, logo aos três minutos. Com a igualdade no marcador, o jogo foi endurecendo, demonstrando que os visitantes vinham a Barcelos para dificultar a vida à equipa local. E assim foi.

Em contrarrelógio para o final da partida, o OC Barcelos pegou definitivamente nas rédeas do jogo, somando várias ocasiões. Essa tendência veio a acentuar-se com a mostragem do cartão azul ao guarda-redes forasteiro, Joka.

A igualdade teimava em não se desfazer, para desespero dos da casa e da sua massa adepta, que tentava alavancar a equipa para a vitória. Ao poderio caseiro, a equipa de Fernando Almeida respondia com perigosos e cirúrgicos ataques que punham em sentido a defesa barcelense.

Contudo, o golo dos minhotos acabou mesmo por surgir com um remate forte e de longa distância de Rúben Sousa, para gáudio dos adeptos presentes no pavilhão. Logo de seguida, João Almeida estabeleceu o resultado final e a tranquilidade no marcador a favor da formação da casa, que permitiu a soma de mais três pontos.

No final do encontro, os ânimos exaltaram-se entre os jogadores de ambas os conjuntos e respetivas equipas técnicas, levando à intervenção das forças de segurança presentes no recinto para sanar a confusão que se tinha instalado.

Com este resultado, o OC Barcelos soma a sexta vitória no campeonato, contabilizando 18 pontos, o que permite à equipa de Paulo Pereira continuar no quinto lugar da classificação. Na próxima jornada, o conjunto barcelense desloca-se ao reduto do HCP Grândola.