O movimento de divulgação científica ‘PubhD UMinho’ tem vindo a desafiar os cientistas e investigadores, nos bares de Braga e de Guimarães, para discutir a atualidade científica. O objetivo é levar a ciência para junto dos cidadãos numa linguagem acessível a todos. Na cidade de Braga e Guimarães a ciência junta-se aos bares do Minho já há dois anos.
Pelo palco dos encontros informais já passaram 51 investigadores de diversas áreas e universidades. Entre eles encontram-se Daniela Costas, investigadora em Psicologia Social e Tomada de Decisão na Universidade do Minho, com o projeto sobre os julgamentos de justiça no contexto de grupo, e Paula Ramos Nogueira, investigadora em História das Ciências e Educação Científica na Universidade de Coimbra, debruçando-se sobre o contributo da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da indústria têxtil portuguesa. Neste evento, partilham as suas ideias, propostas e estratégias de investigação numa linguagem desconstruída e acessível para o cidadão comum.
O movimento de divulgação cientifica surgiu no Reino Unido e atualmente realiza-se em 22 cidades europeias. Em Braga, o próximo encontro realiza-se no dia 25 de janeiro, no Barhaus.