A primeira noite Bazuuca de 2018 trouxe ao Sé La Vie o primeiro concerto dos :papercutz de 2018. O projeto de Bruno Miguel e Catarina Martins (Emmy Curl) apresentou algumas músicas do próximo álbum, "King Ruiner".
Demasiado som, para tão pouco espaço. Foi assim o concerto dos :papercutz, que passaram este sábado pelo Sé La Vie, num concerto promovido pela Bazuuca. A banda portuense encheu o espaço do bar bracarense, com uma música electrónica forte e animada, que prometeu rebentar com as costuras do espaço, e de Braga.
O concerto começou algum tempo atrasado, com as cerca de duas dezenas de pessoas a aproximarem-se aos poucos do palco. Esperava-se calmamente o primeiro concerto dos :papercutz de 2018. O projeto conta com Bruno Miguel, o fundador e membro permanente, e Catarina Miranda, também conhecida pelo seu projeto a solo, Emmy Curl.
A voz de Catarina Miranda é o grande foco da música, por muitos efeitos que haja em torno dela. A sua voz multiplica-se à medida que vai brincando com a pedaleira, e ao coro junta-se um forte grave que treme o chão do Sé La Vie. As primeiras músicas passam assim a voar, sem se ouvir interrupções nem pausas, apenas a batida da faixa seguinte.
Bruno Miguel disse ao ComUM que, neste concerto em Braga, seriam mostradas algumas faixas que fariam parte do alinhamento final de “King Ruiner”, o próximo álbum dos :papercutz (pode ler a entrevista aqui). Mas com os dois a falarem pouco, poucas são as faixas verdadeiramente anunciadas.
Uma deles é o novo single, “All Of The Ways”. Sente-se uma enorme tensão ao longo da música, com a voz de Emmy Curl a criar um certo misticismo no início, até que a harmonia evolui e aligeira, finalmente obrigando a audiência a bater o pé. Há uma maior cooperação da voz de Bruno Miguel também, e a música é um crescendo constante, até finalmente a tensão se esfumar.
O concerto dura cerca de uma hora. Durante essa hora, os movimentos são sempre os mesmos: Catarina Miranda na sua onda, cantando e “re-cantando”, criando uma imensidão de vozes que enchem o espaço, ajoelhada junto à pedaleira; e Bruno, acompanhando com o olhar. Surgem ocasionalmente a guitarra e o sintetizador, mas a cooperação dos dois é simples, e é notória a influência das vozes de Emmy Curl neste regresso às novas músicas dos :papercutz.
Já perto do final, mais descontraídos e sorridentes, e com a música a assumir tons mais harmoniosos e grandiosos, Catarina Miranda dirige algumas palavras ao público, desejando “bom ano a todos, e que tudo o que querem se concretize”.
A última música é o exemplo maior do concerto: um som enorme, abrilhantado pelos falsetes de Catarina Miranda, que nos transporta para um espaço bem maior que a sala do Sé La Vie.
Com muitas palmas no fim, Bruno e Catarina saem pelo meio do público, cumprimentando quem se encontra com eles. Os :papercutz voltam aos palcos no dia 20 de janeiro, em Coimbra, no Salão Brazil.