Academia minhota volta a galardoar os atletas que conseguiram aliar o sucesso académico ao desportivo em 2016/2017. O taekwondo foi a modalidade mais representada.

A Universidade do Minho homenageou este sábado os estudantes que conjugaram a excelência desportiva com o sucesso académico em 2016/2017. Numa cerimónia realizada no Restaurante Panorâmico, no Campus de Gualtar, foram premiados 68 alunos.

Tal como tem sido hábito, anualmente, a academia minhota distinguiu os atletas que mais se destacaram ao longo da temporada, em diferentes vertentes. Num total de dez modalidades, a mais representada foi o taekwondo, com 13 atletas. Já o curso com maior número de estudantes premiados foi o de Medicina, com sete, sendo que foram homenageados alunos de 37 diferentes licenciaturas ou mestrados.

Sara Gonçalves / ComUM

A cerimónia começou com um vídeo dos melhores momentos protagonizados pelos atletas ao serviço da Universidade do Minho durante a época passada. Seguiu-se a entrega de diplomas aos estudantes que frequentaram a primeira edição do projeto PsiPerformance. Esta iniciativa liderada por Rui Gomes, professor da Escola de Psicologia, visa fomentar a preparação mental dos desportistas.

O evento continuou com o testemunho do primeiro campeão europeu universitário que a academia minhota consagrou. Na altura praticante de taekwondo, atualmente médico interno no serviço de ortopedia do Hospital de São João, José Pedro Fernandes alertou para a importância de “nunca se descurar os estudos” em nenhum momento da carreira desportiva.

Sara Gonçalves / ComUM

De seguida foram então galardoados os alunos que conquistaram lugares de pódio em campeonatos internacionais ou que se sagraram campeões nacionais, a nível universitário, e que obtiveram mais de 50 % dos créditos no respetivo ano académico. Os estudantes premiados receberam ainda uma bolsa de estudo.

Para concluir a cerimónia, discursaram António Paisana, administrador dos SASUM, Nuno Reis, presidente da AAUM e Rui Vieira de Castro, reitor da academia minhota. Todos eles defenderam a importância de haver uma boa conjugação entre o desempenho académico e desportivo.

Sara Gonçalves / ComUM

Sara Gonçalves / ComUM