Reuniões do Conselho Geral passam todas a ser abertas ao público, sem prejuízo de assuntos classificados como "confidenciais".
As reuniões do Conselho Geral da Universidade do Minho (UM) vão passar a ser todas abertas ao público. A mudança está inscrita no novo Regimento Geral deste órgão, aprovado na reunião de 22 de janeiro, mas que só agora foi publicado no site do Conselho.
Apesar da mudança, o Conselho Geral reserva ainda o direito a classificar alguns assuntos como “confidenciais”, não permitindo aí a transmissão da reunião nem a presença de membros externos ao órgão. Anteriormente apenas uma reunião por ano era aberta ao público, permitindo a presença da comunidade académica e a transmissão online da sessão, mas só durante a parte da manhã.
O novo regimento entrou em vigor a partir do momento da aprovação, o que fez com que a reunião de 22 de janeiro – onde também foram aprovados os planos de atividades e orçamentos da UMinho e dos Serviços Académicos da UM, ainda não disponíveis ao público – fosse a primeira transmitida e aberta ao público na sua totalidade.
Outra novidade é a possibilidade dos membros do Conselho participarem nas reuniões por teleconferência – vídeo ou áudio -, devendo apenas informar o secretariado do órgão atempadamente. O objetivo desta medida é baixar o número de vezes que os membros do Conselho Geral, principalmente os externos à UMinho, faltam a reuniões por impossibilidade de se deslocarem a Braga.