Incerteza no marcador foi uma constante, mas o HC Braga foi mais forte e avança para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Em jogo a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal, o HC Braga superiorizou-se à Juventude de Viana e conseguiu avançar para a fase seguinte da competição. Após o empate a quatro golos verificado no fim do tempo regulamentar, o jogo avançou para prolongamento, tendo o conjunto bracarense acabado por vencer por 6-5.

A preparação do encontro por parte da Juventude de Viana ficou marcada pela lesão de três peças importantes – André Azevedo, Francisco Silva e Emanuel Garcia –, mas a verdade é que foi a equipa vianense a entrar melhor no jogo. Com um excelente remate de meia distância, o experiente Tó Silva abriu o marcador no Pavilhão das Goladas, em Braga.

A resposta dos visitados não se fez esperar e, aos seis minutos, Pedro Delgado restabeleceu a igualdade. Apesar de só se ter apresentado com oito jogadores, a Juventude de Viana conseguiu voltar para a frente do marcador com um tento de Gustavo Lima, tendo o intervalo chegado com o 1-2 no resultado.

A segunda metade do encontro ficou claramente marcada pela emoção e pela incerteza no resultado, sendo várias as alterações na liderança do marcador. Quando estavam decorridos apenas três minutos da etapa complementar, Márcio Rodrigues fez o empate a dois. Já depois de ter desperdiçado um livre direto, o mesmo Márcio Rodrigues voltou a colocar o HC Braga em vantagem.

Os minutos que se seguiram foram de domínio do conjunto visitante. Tó Silva não conseguiu tirar partido dos dois livres diretos que marcou, mas a equipa de Viana do Castelo voltou a adiantar-se no marcador. Com golos de João Ramalho e Gustavo Lima, a turma orientada por Renato Garrido fez o 3-4 à passagem do minuto 46. A resposta dos bracarenses não se fez esperar, tendo Gonçalo Meira feito o 4-4 com que se chegaria ao fim do tempo regulamentar.

A figura do prolongamento acabou mesmo por ser Pedro Delgado. O jogador do HC Braga apontou dois tentos, colocando o resultado em 6-4. Até ao fim do tempo extra, Tó Silva desperdiçou dois livres diretos e Nélson Pereira apontou mais um golo, tendo a partida terminado com o 6-5 no marcador.

O próximo compromisso do HC Braga é para o campeonato, tendo a equipa minhota encontro marcado com a UD Oliveirense. A Juventude de Viana, por seu lado, enfrenta o OC Barcelos, em jogo a contar para a Taça CERS.