Aos 25 anos, Nilson já pode dizer que é campeão europeu. A participação na UEFA Futsal Cup e a nomeação para melhor jogador português do ano são outras das conquistas do atleta do SC Braga/AAUM. No entanto, o sucesso de Nilson não se resume só àquilo que faz na quadra de jogo.

A distância entre o aparente desconhecimento e a glória pode ser curta. No caso de Nilson, essa distância é de apenas um ano e três meses. É este o tempo que separa a primeira internacionalização do jogador de 25 anos da conquista do título europeu de futsal em Ljubljana, na Eslovénia.

“Já passou algum tempo, começamos a ter noção do que conseguimos, mas não deixa de ser muito bom”, conta, de forma tranquila, ao recordar a prestação de Portugal no Campeonato da Europa de Futsal. Utilizado nas cinco partidas disputadas pela formação de Jorge Braz – marcou mesmo o seu primeiro golo pela seleção das quinas durante a competição –, Nilson conseguiu à primeira tentativa aquilo que muitos jogadores não conseguem ao longo de toda a carreira: conquistar uma grande competição pelo seu país.

O triunfo inédito de Portugal pode ter um impacto muito grande. O camisola 9 do SC Braga/AAUM acredita que os jovens estão motivados, mais do que nunca, para começarem a praticar a modalidade, admitindo ainda que os jogadores de futsal já vão sendo abordados na rua. Este é o efeito de Portugal ser campeão europeu.

O facto de ter chegado em 2013 ao SC Braga/AAUM e de ser um dos jogadores há mais tempo no plantel não muda a forma de trabalhar do fixo português. “Sempre soube o meu lugar. Sempre fui muito responsável e sei o que tenho de fazer e o que esperam de mim”. Ser um dos capitães de equipa é encarado por Nilson como algo natural, apesar de revelar um grande orgulho por ser visto pelos colegas como um dos líderes do grupo de trabalho.

As mudanças no plantel às ordens de Paulo Tavares foram muitas em relação à época transata, mas a ambição do clube minhoto não se altera em nada. Nilson faz um balanço “muito positivo” da temporada realizada pelo SC Braga/AAUM até ao momento, assumindo o desejo de chegar à fase decisiva do campeonato, tal como na temporada passada.

“Saíram muitos jogadores e estava tudo à espera que baixássemos de nível. A verdade é que estamos em terceiro lugar, estamos na Taça de Portugal e queremos chegar aos playoffs e fazer o que fizemos no ano passado. Sabemos que é difícil, mas queremos chegar à final”.

Se a chegada à final da Liga SportZone na temporada transata e a ida à UEFA Futsal Cup são definidas pelo jogador como os seus principais feitos ao serviço dos Gverreiros do Minho, a verdade é que nem só de bons momentos se resume a carreira do internacional português. Na transição de junior para senior, Nilson trocou o Sporting CP – clube onde fez quase toda a formação – pelo Portela, emblema que estava na terceira divisão. A mudança foi enorme e o futsalista de 25 anos confidencia que o processo não foi fácil.

“Era só atravessar a rua e estava no pavilhão. Para além disso, todos os meus amigos jogavam, daí ter começado a jogar futsal”, explica Nilson, ao relembrar o início da carreira. Tendo noção que a vida de atleta profissional não dura para sempre, o fixo bracarense já vai salvaguardando o futuro. Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, o jogador português assume que é importante consciencializar os jovens para a importância dos estudos.

“Tenho 25 anos e já penso no depois do desporto. Se não tiver uma licenciatura, algo a que me agarre, acho que vai ser muito complicado. É importante ter o lado profissional pronto para atuar quando isto acabar. Há lesões, há uma série de peripécias na vida e é bom estar preparado”.

Se a conquista do título europeu só por si já é uma conquista enorme, os êxitos do atleta não ficam por aqui. O jogador que acredita que é preciso mais investimento e mais aposta na formação por parte dos clubes portugueses para o crescimento da modalidade está nomeado para os prémios Quinas de Ouro, da FPF, na vertente de melhor jogador de futsal do ano, juntamente com Ricardinho e João Matos.

Final da Liga Sport Zone, UEFA Futsal Cup, campeão europeu e nomeação para as Quinas de Ouro. Passou tudo muito rápido na vida de Nilson. Menos de um ano.

 

Imagem e edição: Ana Maria Dinis e Carolina Ribeiro