A partir do dia 1 de março, o município de Vila Nova de Famalicão contará com 20 elementos permanentes na sua equipa da Proteção Civil. O objetivo deste aumento incide na prevenção contra incêndios florestais.

Segundo José Agostinho, Adjunto da Presidência para a Comunicação e Imagem, este reforço de elementos da Proteção Civil em Famalicão contribuirá, assim, para uma melhor vigilância, limpeza e manutenção dos caminhos florestais. A presente equipa operacional conta com sete membros permanentes, cinco elementos da Equipa de Sapadores Florestais e, agora, com o auxilio de oito novos elementos que se encontravam desempregados.

Município de Famalicão

Esta nova equipa irá, assim, fortalecer o trabalho que se tem vindo a desenvolver ao longo do ano na criação de faixas de gestão de combustível em torno de indústrias e estradas.  A ambição do município é, até abril, ter limpos os cerca de 120 hectares de faixas.

Outro aspeto a realçar passa pela obrigatoriedade de os privados limparem os terrenos em redor dos edifícios, inseridos em espaços rurais. Relativamente a este intento, a Câmara Municipal, juntamente com o Núcleo da Proteção Ambiental da GNR, está a desenvolver um programa de ações de sensibilização junto dos presidentes das Juntas de Freguesia, para promover uma limpeza mais rigorosa.