Empate a zero no confronto entre os dois primeiros classificados da Liga Allianz. SC Braga fez a vida difícil às atuais campeãs nacionais
No passado domingo, o SC Braga foi até Alvalade para defrontar o Sporting CP, onde saiu com um empate a zero, num jogo a contar para a 14ª jornada da Liga Allianz. Antecipava-se um jogo de enorme dificuldade para a turma de Miguel Santos, visto que estavam a jogar fora de portas e contra as atuais campeãs nacionais.
Era essencial para a equipa minhota trazer os três pontos da capital para se aproximar do Sporting CP na tabela classificativa. Como tal, a primeira parte foi marcada pelo bom início da equipa minhota, que mostrou serviço desde cedo. Logo aos dois minutos, Edite Fernandes isolou-se, fruto de uma distração da defensiva leonina, só que Inês Pereira, guarda-redes de apenas 18 anos do Sporting CP, levou a melhor.
A turma de Nuno Cristóvão queria mostrar a razão pela qual está no primeiro posto da Liga Allianz, e ao minuto oito, Ana Borges lançou investidas pelo lado direito, executando inúmeros cruzamentos perigosos. Após um início de jogo bastante agitado, ambas as equipas corrigiram as suas falhas defensivas, levando a que o jogo fosse mais disputado na zona central do terreno.
Ainda antes do intervalo, Ana Borges voltou a fazer das suas. Desta feita, ganhou a frente a Ágata Pimenta e fez um cruzamento atrasado para Ana Capeta, que rematou forte para a baliza das minhotas. Rute Costa esticou-se e evitou que a equipa leonina se adiantasse no marcador. Estava atenta a guardiã bracarense. Ambas as equipas foram para o descanso com o marcador a registar um empate a zero.
Na segunda metade da partida, o equilíbrio manteve-se, sendo que a turma “verde e branca” foi a primeira a reagir após o intervalo. Ana Borges, extrema leonina, surgiu como um “bicho de sete cabeças” durante todo o jogo para a defensiva minhota. No entanto, a eficácia da equipa da casa continuava por afinar.
As bracarenses aumentaram o seu ritmo de jogo, visto que em caso de vitória, ficariam apenas a dois pontos do primeiro lugar, sendo os últimos 15 minutos cruciais. Ao minuto 78, a partir de uma boa jogada da turma minhota, Dolores Silva cruzou para o cabeceamento de Vanessa Marques, que rondou muito perto da baliza de Inês Pereira.
O Sporting CP ainda esteve perto do golo no minuto 83, após a execução de um livre direto por Carole Costa, mas a guardiã minhota assegurou o empate. A partida terminou, assim, em 0-0.
Com este resultado, o SC Braga mantém a segunda posição a cinco pontos das atuais campeãs nacionais, o Sporting CP, a oito jornada do final da Liga Allianz. No próximo domingo, as bracarenses recebem o GDC A-dos-Francos, no Estádio 1º de Maio, pelas 15h00, num jogo a contar para a 15ª jornada da Liga Allianz.