Cláudio Ramos, guardião dos tondelenses, travou o golo aos minhotos por múltiplas vezes. Ricardo Esgaio protagonizou grande parte dos lances de perigo, mas foi Ricardo Horta quem assinou o tento da vitória.

No rescaldo da receção ao Olympique Marselha, que, apesar do triunfo, resultou na despedida do SC Braga das competições europeias, os minhotos receberam e venceram o CD Tondela por 1-0, numa partida a contar para a 24ª jornada da Liga NOS. Abel Ferreira fez algumas mudanças no onze inicial em relação à goleada aplicada, na passada jornada, ao rival Vitória SC. Já Pepa tinha para este desafio três jogadores a menos por motivos disciplinares.

As estatísticas dos mais recentes encontros entre as duas equipas atribuíam superioridade aos arsenalistas – cinco vitórias em seis jogos -, o que se veio a confirmar.

O início da partida teve muitos remates ao lado de ambas as formações. No entanto, Ricardo Esgaio potenciou o primeiro lance de grande perigo aos 15 minutos. O camisola 47 viu o seu remate forte de fora de área ser defendido pelo guardião visitante. Porém, não segurou a bola e aí Hassan tentou abrir o marcador, mas novamente Cláudio Ramos foi crucial para o evitar.

Cinco minutos tinham passado quando Jorge Fernandes respondeu à ameaça arsenalista e apontou às redes de Matheus, que foi imperial a impedir que a bola entrasse, ainda que tenha chegado a tocar na trave.

Feitos os primeiros avisos, os ataques acalmaram um pouco. Ricardo Esgaio viu amarelo, bem como Juan Delgado. O ‘Gverreiro do Minho’ chegou também a acertar na trave, aos 42 minutos. Já no tempo de compensação, André Horta tentou a sua sorte, mas o guarda-redes do CD Tondela apressou-se a reagir. Mais uma vez não manteve a bola em seu poder e Hassan não perdeu a oportunidade de tentar o golo. Porém, Ícaro estava atento e travou o remate do avançado.

De regresso dos balneários, a figura imperial das redes visitantes voltou a ser muito importante para negar o golo aos minhotos. Por várias vezes Esgaio, Hassan, Wilson Eduardo e até Vukcevic e Ricardo Horta reuniam esforços para abrir o marcador, mas Cláudio Ramos não deixava.

Por fim, após duas tentativas do CD Tondela, os anfitriões conseguiram chegar à superioridade no marcador, aos 83 minutos. O cruzamento de Wilson Eduardo potenciou que a bola chegasse aos pés de Ricardo Horta, que não desperdiçou a chance de marcar aquele que seria o único golo do jogo.

Artur Soares Dias chegou ainda a mostrar novo cartão amarelo, desta vez a Jorge Fernandes. Jefferson e Wilson ainda tentaram aumentar a vantagem, mas não foram felizes na finalização.

Depois de três minutos de compensação, estava dado o apito final, com o SC Braga a conseguir somar os três pontos graças a uma vitória pela margem mínima. Mantendo o quarto lugar da tabela, com 52 pontos, os arsenalistas deslocam-se no próximo sábado ao reduto do Estoril, onde disputam a 25ª jornada da Liga NOS.