A academia minhota foi a que mais participou em competições desportivas europeias no último ano.
A Universidade do Minho (UM) tornou-se, no passado dia 30 de janeiro, a instituição de ensino superior europeia mais ativa de 2017. A distinção, atribuída à academia com mais presenças em competições desportivas, será oficialmente entregue a 13 de abril, em Madrid, Espanha.
O diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) considera que “este título confirma a Universidade do Minho como uma das academias que mais tem contribuído para a afirmação do desporto na Europa”. Para Fernando Parente, a internacionalização da instituição “é visível pelas equipas envolvidas, mas também pela organização de eventos nacionais e internacionais, pelos títulos conquistados e pela contínua aposta na prática desportiva e na promoção da qualidade dos atletas”.
“O prémio ilustra bem que somos a academia que mais investiu no desporto universitário a nível europeu, que já é alta competição”, concorda Nuno Reis, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).
Das 400 academias participantes nos 17 Campeonatos Europeus Universitários que ocorreram no ano passado, a UM foi aquela que mais equipas e atletas levou às competições. Representada no desporto pela AAUM, a academia minhota participou com 119 elementos em 13 modalidades – andebol, basquetebol 3×3, escalada, futebol, futsal, judo, karaté, remo, taekwondo, ténis, vólei de praia, voleibol e xadrez.
Desde 2001, ano em que a EUSA começou a organizar os seus eventos, a Universidade do Minho esteve em 84 Campeonatos Europeus Universitários com 989 participantes, alcançando 76 medalhas (23 de ouro, 23 de prata, 20 de bronze) em seis modalidades. Foi a melhor universidade europeia em 2013, quatro vezes a segunda melhor e uma vez a terceira do Ranking da EUSA, que existe desde 2010.