Homem do jogo

André Horta

O jovem atleta português aproveitou da melhor maneira possível a ausência de Danilo Barbosa. Jogando no corredor central do meio-campo, ligeiramente à frente de Nikola Vukcevic, mostrou toda a sua qualidade. Tendo sido também importante nas tarefas defensivas, André Horta destacou-se sobretudo no capítulo do passe. O jogador emprestado pelo SL Benfica teve muito espaço para distribuir jogo, principalmente a partir da expulsão de Wakaso, e municiou quase sempre com êxito os atletas mais avançados do SC Braga.

Em cima

Wilson Eduardo

Após a grave lesão que sofreu no início da época, o avançado do SC Braga começa, aos poucos, a ganhar espaço na formação de Abel Ferreira. Tendo-se tratado de um apoio importante para os pontas de lança da equipa – Dyego Sousa e, posteriormente, Ahmed Hassan -, esteve ligado diretamente a dois golos. Ganhou a grande penalidade que resultou no tento do atleta egípcio e fez um remate de belo efeito, à entrada da área, que só parou no fundo das redes de Douglas. Antes disso, teve ainda uma boa oportunidade para marcar, no entanto, o remate saiu por cima da baliza do guarda-redes brasileiro.

Inteligência tática do SC Braga

O SC Braga foi uma equipa muito consistente durante toda a partida. Apesar do Vitória SC até ter conseguido ganhar algum ascendente no encontro nos minutos iniciais, a formação de Abel Ferreira mostrou-se sempre segura a defender e incisiva no momento de atacar. Fruto da pressão exercida sobre os adversários, aliada à eficácia na hora de finalizar, os jogadores do SC Braga conseguiram construir uma vantagem confortável na primeira parte. Na etapa complementar, a equipa bracarense foi inteligente na gestão do jogo e do resultado, tendo-o dilatado por duas vezes.

Em baixo

Erros individuais do Vitória SC

Num jogo que já se esperava emotivo por ser um duelo entre os principais rivais minhotos, o Vitória SC não conseguiu ter a frieza necessária para discutir o resultado. A equipa de Pedro Martins até entrou bem, mas um mau passe de Rafael Miranda permitiu a Dyego Sousa fazer o primeiro golo do jogo. Depois desse erro individual, os vimaranenses tiveram dificuldades em reagir, sendo que o cenário piorou com a falta de Wakaso, que originou a expulsão do médio ganês e uma grande penalidade convertida em golo por parte de Ahmed Hassan. O Vitória SC ainda viria a sofrer mais um tento no fim do primeiro tempo e outros dois no início da segunda parte, não obstante a entrada aguerrida dos vimaranenses neste período do jogo.

Lesão de Dyego Sousa

A lesão de Dyego Sousa foi o único momento negativo do SC Braga na partida. Depois de ter feito uma arrancada portentosa que culminou no primeiro golo do jogo, da sua autoria, o avançado brasileiro queixou-se da coxa esquerda – Abel Ferreira admitiu no final do desafio que poderia ser uma lesão muscular. O atleta teve que ser substituído por Ahmed Hassan imediatamente a seguir.