Disputou-se esta quinta-feira o primeiro de quatro dias de competição da Final Eight da Taça de Portugal.
O Pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar, recebeu esta quinta-feira os primeiros dois jogos da Final Eight da Taça de Portugal de basquetebol. Os apurados para as meias-finais neste dia inaugural foram o Illiabum e o Galitos do Barreiro.
O primeiro jogo, às 18h30, colocou frente a frente o CAB Madeira e o Illiabum.
No período inaugural, o CAB Madeira entrou bem no encontro, ganhando a bola para o primeiro ataque certeiro. Apesar do bom início, o Illiabum subiu na partida e esteve quase sempre por cima, conseguindo uma diferença no marcador de 12 pontos. A eficácia e a boa organização no ataque ditaram o triunfo dos ilhavenses nos primeiros dez minutos (15-23).
No segundo período, o CAB Madeira entrou com a determinação de reduzir a desigualdade no marcador. E fê-lo bem. Nos primeiros cinco minutos, a equipa “encostou às cordas” o adversário, que apenas marcou, durante esse tempo, de lance livre. Após restabelecida a igualdade no resultado, o jogo ganhou mais equilíbrio e uma luta intensa pela vantagem. Os madeirenses saíram por cima e chegaram ao intervalo com a reviravolta alcançada, com uma diferença de apenas três pontos (39-36).
O início da segunda parte ficou marcado pela entrada forte do Illiabum. Em pouco tempo consegue a vantagem no resultado (39-46), sem resposta do CAB Madeira. Depois de um time-out pedido pela equipa madeirense, o cenário não mudou muito. A equipa concretizou apenas dois cestos em cinco minutos e, durante o resto do tempo, jogou mais no erro do adversário. A formação do distrito de Aveiro levou a melhor e chegou ao último período com uma vantagem de 16 pontos (52-68).
No último quarto, o CAB Madeira pisou o campo com vontade de discutir o resultado. Apesar da boa entrada, o jogo assumiu um caráter tranquilo para o Illiabum, que respondeu na mesma moeda, apurando-se para as meias-finais da Taça de Portugal, com o resultado final de 72-89.
O segundo jogo foi disputado entre o Eléctrico e o Galitos do Barreiro, a partir das 21h.
A partida começou com o Galitos do Barreiros a ganhar a bola nas alturas e a inaugurar o marcador duas tentativas depois. O encontro esteve equilibrado, com as duas equipas a tentarem avançar no marcador. A eficácia ditou à formação do Barreiro o triunfo no primeiro quarto por 14-22.
Em desvantagem, o Eléctrico aumentou o ritmo de jogo no segundo período, conseguindo, a certa altura, reduzir a vantagem para apenas três pontos diferenciais (26-19). No entanto, a formação do distrito de Setúbal soube gerir o resultado e ser mais assertiva, chegando ao intervalo a vencer por 31-48.
Após o descanso, a formação de Ponte de Sor entrou mais eficaz, concretizando dois cestos sem resposta do Galitos. Só aos três minutos a equipa do Barreiro reagiu, respondendo à pressão do Eléctrico. Apesar de uma entrada sem eficácia, a formação barreirense equilibrou o cenário do encontro e continuou a gerir a vantagem, vencendo por 53-62. Este foi o período mais disputado, deixando em aberto as contas finais.
Nos primeiros minutos do período final, o Eléctrico reduziu a diferença para seis pontos. Ao longo do tempo, o Galitos do Barreiro cresceu, mantendo o cenário equilibrado dos dez minutos anteriores. O marcador variou maioritariamente com diferenças pontuais de dez e 12 pontos.
Os dois minutos finais foram marcados pela recuperação da formação do distrito de Portalegre, que foi reduzindo a desvantagem, mantendo a incerteza do vencedor. A vinte e seis segundos do fim, um triplo podia empatar as contas. No entanto, a equipa do Barreiro carimbou a vitória, depois de dois lances livres ao cair do pano. O resultado final fixou-se nos 81-86, colocando a formação do distrito de Setúbal nas meias-finais da competição.
Depois do apuramento do Illiabum e do Galitos do Barreiro – as equipas vão defrontar-se na eliminatória seguinte – , esta sexta-feira há mais dois jogos a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Pelas 18:30, o Esgueira defronta o Terceira Basket e, às 21:00, disputa-se o clássico entre SL Benfica e FC Porto. As meias-finais estão agendadas para sábado, sendo que o desafio decisivo da competição realiza-se domingo. Todos os encontros da Final Eight têm lugar no Pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar.