Três pessoas ligadas ao futebol foram convidadas para debateram sobre um tema que está muito presente na sociedade. Numa conversa bastante animada, não deixaram de falar da modalidade que os une.
A Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga foi palco, esta quarta-feira, de mais uma edição das “Conversas na Desportiva”, cujo tema foi a influência dos media e das redes sociais no desporto. Carlos Daniel, conceituado jornalista da RTP 1, Abel Ferreira, treinador de futebol do SC Braga, e Afonso Brito, jogador dos sub-19 do clube minhoto, foram os convidados.
Numa conversa bastante informal e animada, moderada por Daniel Vieira da Silva, estas três pessoas ligadas à modalidade foram incitadas a darem a sua opinião sobre o tema e sobre outras questões relacionadas com o futebol.
A tertúlia começou com Carlos Daniel a sensibilizar as pessoas para esquecerem o que de mau está espalhado pelas redes sociais. O jornalista falou do problema global que a nossa sociedade vive devido a este fenómeno, afirmando que as “redes sociais são um problema da humanidade”.
Sempre bem-disposto, Carlos Daniel acrescentou mais à frente que no jornalismo se aprende desde cedo a “distinguir o emocional do racional”, fazendo alusão ao facto de muitos jornalistas desportivos serem criticados por falta de imparcialidade.
Abel Ferreira falou do seu trabalho enquanto treinador. Afirmando que não esconde a realidade aos jogadores, garante que existem regras bem explicitas para o grupo de trabalho no que toca às redes sociais. O técnico dos bracarenses confessou que possui uma conta numa rede social.
Frisou que isso deve-se ao facto da necessidade de estar sempre informado da atualidade para melhorar a sua performance enquanto treinador. Alertando para os perigos que advém das redes sociais, o timoneiro da equipa bracarense destacou uma das frases que caracteriza as suas crenças: “A fonte de liderança é o conhecimento”.
Afonso Brito falou dos jogadores que são influenciados pelo deslumbramento. Referindo-se aos elogios e às críticas que circulam nas redes sociais, o atleta bracarense garante que os jovens futebolistas têm de manter os pés bem assentes no chão. Questionado se sente mais pressão quando os jogos são transmitidos, ou por um canal televisivo, ou por alguma rede social, Afonso garante que é “indiferente”, já que “o foco é sempre a vitória.”
Esta edição das “Conversas na Desportiva” terminou com os presentes na plateia a fazerem perguntas aos convidados.