A chuva parou para uma noite de serenatas no Largo da Oliveira. O XIII Cidade Berço continua hoje, no Vila Flor.
A noite de Serenatas do XIII Cidade Berço ocorreu no Largo da Oliveira, na passada sexta-feira. Ao palco subiram as tunas a concurso e, ainda, as tunas convidadas, Tun’Obebes e Gatuna. A Afonsina convidou o público a estar presente na noite do espetáculo, que vai ter lugar este sábado no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
A chuva pareceu querer fazer a vontade às tunas, e grande parte da noite de serenatas passou-se sem a tempestade prevista. Condições boas para uma noite que começou com a atuação da Afonsina, a Tuna de Engenharia da Universidade do Minho. “A Afonsina”, o hino da tuna vimaranense, rapidamente despertou a folia de quem estava presente. A Afonsina prometeu ao público que a noite do espetáculo, no CCVF, terá “muitas boas surpresas à mistura”. Antes de terminarem a atuação, a Afonsina convidou o público a comprar o “O Primeiro”, que esteve à venda durante toda a noite, com um custo de 8 euros.
Sob as arcadas do Largo da Oliveira, a segunda tuna a subir ao palco foi a Oportuna, a Tuna Académica de Ciências da Saúde – Norte. O representante da tuna confessou ser “um prazer enorme estar no Cidade Berço, na cidade onde nasceu o nosso país”. A tuna interpretou dois temas originais, “Tenho um novo amor” e “Linda lua”, músicas que dizem ter ido “buscar ao baú”. Num clima mais romântico, o último tema interpretado ficou marcado pelas serenatas de dois tunos da Oportuna a duas tunantes da Tun’Obebes, com rosas à mistura.
A Tunadão 1998, tuna do Instituto Superior Politécnico de Viseu, foi a seguinte tuna a atuar. As músicas com um ritmo mais acelerado, e a interação com o público, imediatamente proporcionaram um ambiente mais divertido e alegre. O representante da Tunadão 1998 revelou que a tuna estava “muito bem-disposta” e apesar de terem começado a atuação “num ritmo mais acelerado”, as seguintes músicas iriam “aquecer o coração das donzelas vimaranenses”. Com pétalas de flores no palco, as serenatas interpretadas pela tuna foram “Bela Atlante” e “És tu”. No final da atuação, a tuna saiu do palco sempre a cantar.
Vindos diretamente de Castelo Branco, a outra tuna a concurso a subir ao palco foi a Estudantina Académica de Castelo Branco. Participantes pela segunda vez no Cidade Berço, voltam a Guimarães com a promessa de uma grande atuação. A tuna interpretou algumas serenatas, entre elas, “Para Ti”, e acabaram por não falar tanto com o público.
A última tuna a concurso, a Luz&Tuna, da Universidade Lusíada de Lisboa, foi a única tuna a concurso a faltar à noite de serenatas. Segundo os apresentadores, a tuna teve problemas na viagem desde Lisboa até Guimarães, e não conseguiu chegar a tempo, pelo que apenas marcará presença na noite do espetáculo.
O momento das mulheres na noite de Serenatas ficou a cargo das tunas convidadas, Tun’Obebes e a Gatuna, da Universidade do Minho. A representante da Tun’Obebes agradeceu o convite por parte da Afonsina e valorizou muito positivamente a “relação entre o povo vimaranense e as tradições académicas”. A comemorar os 25 anos de fundação, a Tun’Obebes convidou o público a estar presente no festival de tunas “Serenatas ao Berço”, nos dias 20 e 21 de abril, no Largo da Oliveira e no CCVF. Por sua vez, a Gatuna encerrou as atuações da noite de Serenatas. A tuna, que também comemora 25 anos, chamou ao palco uma das suas fundadoras e estreou um solo.
A apresentação da noite de Serenatas foi feita por dois tunos da Afonsina, que arrancaram gargalhadas e muitas palmas por parte de quem esteve presente.
A noite de Espetáculo do XIII Cidade Berço está marcada para a noite de hoje, pelas 21h30, no CCVF. Os bilhetes têm um custo de 5 euros, e podem ser adquiridos na Bilheteira Online, FNAC, nos Gabinetes de Apoio ao Aluno em Gualtar e Azurém e no CCVF.