A última noite do ciclo de concertos aqueceu a cidade de Barcelos para receber mais um Souto Rock, em julho.

O fecho da última edição do Club Souto foi feito com três nomes portugueses. Astrodome, Sulfur Giant e Gator, The Alligator provocaram uma onda de rock no Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), que deixou o público desejoso por mais uma edição do festival de verão.

Ana Maria Dinis/ComUM

Os Astrodome foram o grande nome da noite, com um concerto cheio de subtileza, que pôs o Anfiteatro do CCOB a levitar no espaço. Na segunda paragem da tour, apresentaram na íntegra o novo álbum, “II”, desvendando a evolução da banda desde 2014. Entre acordes ecoantes e riffs com muito groove, os portuenses não precisaram de voz para contar a sua história e mostraram que têm uma palavra a dizer no mundo do rock.

Mike Oliveira, baixista dos Astrodome, relembra a primeira visita da banda a Barcelos, num dos seus primeiros concertos. Depois de passarem pelo Sound Violence, na cave do Xispes, tiveram a oportunidade de voltar à cidade do Galo para tocar o seu álbum instrumental, dividido em quatro partes. O baixista dos Astrodome valoriza o facto do último Club Souto fechar com três bandas portuguesas, porque “a música portuguesa está numa fase muito boa”, não falando apenas do Rock. Mike acredita que “é tempo de explorar o que temos cá”.

Ana Maria Dinis/ComUM

Os veteranos Sulfur Giant trouxeram a experiência ao CCOB. Apesar de terem mudado de nome recentemente, a essência psicadélica e de stoner blues permaneceu intacta nas melodias da banda anteriormente conhecida como Búfalo. Os artistas de Caminha marcaram o público barcelense com características muito singulares. Apesar do concerto maioritariamente instrumental, a banda conseguiu deliciar o público com músicas únicas e inconfundíveis entre si.

O grupo da casa, Gator, The Alligator foi responsável por abrir esta edição do Club Souto, com “Sanity”. Apesar de ser a banda mais recente, os jovens barcelenses deixaram o público contagiado com a sua voz mecanizada e ritmos hipnotizantes. O salão do CCOB foi enchendo ao som de “Sleep All Morning” ou “Sounds From The Sallon”.

A grande despedida do Club Souto foi feita em forma de encore, com “Into The Deepest Space”, dos Astrodome, no fim de um concerto memorável.

A próxima fornada de rock está agora agendada para o início de julho, em Roriz, prometendo mais uma ronda de concertos no festival Souto Rock.