A CP prevê fortes perturbações na circulação dos comboios em todos os seus serviços na próxima segunda-feira, dia 12 de março.
Os sindicatos dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) convocaram uma greve para a próxima segunda-feira, dia 12 de março, que irá afetar os serviços de comboios da CP. O motivo é o desentendimento com a administração da IP quanto ao aumento dos salários dos seus trabalhadores.
A greve vai perturbar, de acordo com a CP, todos os serviços – comboios urbanos do Porto e os serviços Regional, Intercidades e Alfa Pendular – de transportes nesse dia. O serviço de comboios urbanos do Porto serve as linhas de Braga e Guimarães, cujos serviços mínimos podem ser consultados aqui.
A CP garante apenas a existência de dois comboios para Braga e de um para Guimarães antes do início das aulas da manhã, às nove horas. No sentido inverso, após o final das aulas de grande parte dos alunos, às 17h, existem três comboios a sair de Braga e dois a sair de Guimarães – mas apenas a partir das 19 horas.
CP não vai disponibilizar transportes alternativos
A empresa pública esclarece que, aos clientes com bilhetes já adquiridos para viagens nos serviços Alfa Pendular, Intercidades e Regional que não se realizem, procederá ao reembolso do valor total do bilhete, ou à revalidação do título sem custos adicionais para outro dia ou comboio. No documento é também referido que a CP não disponibilizará transportes alternativos.
A manutenção da convocatória da greve pelas organizações sindicais da IP surge depois de novo impasse nas negociações, após a administração da empresa pública recusar discutir no imediato o direito ao aumento dos salários dos seus trabalhadores. Os sindicatos pretendem primeiro concluir a discussão quanto a este ponto antes de negociar outros aspetos em discussão, tais como possíveis alterações nos estatutos das carreiras profissionais e do regime de mobilidade.