Com o novo troço da Variante o Município espera uma melhoria do fluxo de trânsito no acesso ao centro de Braga.

Foi aberta à circulação automóvel a primeira fase do novo troço da Variante do Cávado que ligará a rotunda do centro comercial Nova Arcada à ETAR de Frossos. A inauguração realizou-se na passada sexta-feira por Rui Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

A nova estrada faz parte de um investimento de três milhões de euros e trata-se de um troço com cerca de dois quilómetros que faz a ligação às freguesias de Dume, Real, Frossos e Merelim. O novo troço da Variante do Cávado pretende facilitar o acesso às EN 101 e 202 e a melhoria do fluxo de trânsito no acesso ao centro da cidade de Braga. A Variante do Cávado, no final, terá cerca de cinco quilómetros de extensão.

A segunda fase irá englobar a extensão até ao nó de Ferreiros, na A11, permitindo a ligação dessa zona até às autoestradas. A autarquia vai investir mais de 4,5 milhões em ligações aos parques industriais de Adaúfe e Pitancinhos. Em declarações ao Diário do Minho, o presidente da Câmara de Braga frisa o facto de estarem a tentar obter financiamento para que esta ligação seja possível.