Filipe Vaz, pró-reitor da Universidade do Minho, recebeu o título de doutor honoris Causa pela Universidade de Brasov na Roménia.

Filipe Vaz, pró-reitor para a Investigação e Projetos, da Universidade do Minho (UM), recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Transilvânia de Brasov (UTBv), na Roménia. O professor do Departamento de Física, da Escola de Ciências foi premiado pelas suas colaborações na investigação e no ensino das ciências.

Os seus inúmeros projetos de investigação em ciência e engenharia dos materiais, bem como a “excelente colaboração” que mantém com a UTBv, ao longo de 15 anos, valeram-lhe este reconhecimento.

A proposta foi apresentada pela Faculdade de Ciência e Engenharia de Materiais, da UTBv e foi aprovada por unanimidade pelos órgãos desta universidade. A cerimónia decorreu no âmbito das comemorações do 47º aniversário da instituição.

Licenciado em Ensino de Física e Química e doutorado em Ciências, Filipe Vaz leciona na UM desde 1992. O especialista em Química, pela UMinho, liderou e participou em 10 projetos europeus, 16 nacionais, 11 projetos bilaterais e outros com empresas. Detentor de três patentes é também autor de cerca de 200 artigos científicos e de vários capítulos e livros. Na Universidade do Minho, foi vice-presidente da Escola de Ciências, membro do Senado Académico e pró-reitor para os Novos Projetos de Ensino entre 2013 e 2017.