Ricardo Ribas e Filomena Costa foram os vencedores da 3ª edição da Meia Maratona de Braga. O atleta do SL Benfica bateu o recorde anterior da prova, já a desportista triunfou pela segunda vez.
Ricardo Ribas e Filomena Costa foram os vencedores da 3ª edição da Meia Maratona de Braga, realizada este domingo. O evento desportivo organizado pela Runporto e pelo município minhoto contou com cerca de 1.200 participantes.
Com partidas e chegadas na Av. João Paulo II, foi Ricardo Ribas, atleta do SL Benfica, o primeiro a cortar a meta, com o tempo de 01:05:04. Além do primeiro lugar, o atleta bateu o recorde do percurso, melhorando o tempo do vencedor do ano passado (01:07:49), que tinha sido obtido por José Moreira (Sporting CP).
A luta pela medalha de ouro foi renhida até aos últimos metros, com Rui Pedro Silva, do Sporting CP, que ficou na segunda posição, a fazer o registo de 01:05:07. Três segundos separam o tempo final destes dois atletas, que ao longo do percurso faziam prever um desfecho incerto. Isto porque aos 10 e 17 quilómetros, ambos estavam na linha da frente, inseparáveis.
Um pouco mais atrás seguiu sempre José Moreira, que tinha vencido a prova o ano passado, conquistando nesta edição o terceiro lugar com o tempo de 01:06:54, fechando assim o pódio masculino.
No setor feminino, a vencedora não é estreante. Depois de no primeiro ano, em 2016, ter vencido a prova, nesta edição repetiu o feito. Filomena Costa, do ACD Jardim da Serra, arrecadou a medalha de ouro com o tempo de 01:15:02, seguida de Mónica Silva, do SL Benfica, que registou 01:16:00, e de Doroteia Peixoto, dos Amigos da Montanha (01:17:58).
O evento ficou ainda marcado pela presença de Fernando Mamede como padrinho da prova e por ter sido mais uma iniciativa integrada no programa da Braga Cidade Europeia do Desporto 2018. Além da meia maratona, o evento integrou uma Mini/Caminhada com a distância de seis quilómetros, sem fins competitivos.