Frieza finalizadora valeu os três pontos aos comandados de Abel Ferreira. SC Braga está agora a um ponto do Sporting CP.
Em noite chuvosa na “Pedreira”, a frieza atacante do SC Braga valeu uma vitória segura no dérbi minhoto, por 3-0, ao Moreirense. Wilson Eduardo foi a figura da partida ao apontar dois dos três golos dos bracarenses. Os postes evitaram uma maior discrepância no resultado desta noite.
O Moreirense FC começou por cima. Aos dois minutos viu a primeira oportunidade de golo negada por Matheus. Aos cinco, Paulinho, homem da casa, chegou a acertar no poste, mas os visitantes dominaram o início do jogo.
No entanto, contrariando essa tendência, os arsenalistas partiram com força para o ataque e foram eficazes no primeiro remate à baliza. Wilson Eduardo não dececionou, e aos 16 minutos, abriu o marcador (1-0). Manuel Oliveira, o árbitro da partida, consultou ainda o VAR para verificar a validade do golo.
Os anfitriões ganharam força com a superioridade no marcador. O cruzamento de Esgaio proporcionou a Ricardo Horta uma clara possibilidade de aumentar a vantagem, mas este desperdiçou-a, ao acertar no poste. Os ‘Gverreiros do Minho’ estavam agora muito mais perigosos, porém as dificuldades na finalização impediam o 2-0.
O conjunto visitante unia forças para tentar negar a vantagem do SC Braga. Aos 44 minutos, os homens de Moreira de Cónegos pediam grande penalidade devido a mão na área, mas após consultar o VAR, o árbitro da partida mandou seguir.
Já na compensação, a formação da casa não aproveitou uma nova chance de aumentar a vantagem no marcador. Depois de Paulinho acertar no poste, o guardião cónego agarrou a bola em segurança.
Ao regressar dos balneários, os visitantes fizeram uma alteração na equipa, contudo os homens da casa controlaram o início da segunda parte.
O Moreirense ia unindo esforços para dar a volta ao resultado. Contudo, os remates saíam por cima por múltiplas vezes e foi a equipa da casa quem foi, novamente, feliz no encontro. Wilson Eduardo voltou a satisfazer os bracarenses ao assinar o segundo golo da partida aos 65 minutos, após cruzamento de Paulinho (2-0).
As falhas na defesa dos cónegos permitiram novo golo do SC Braga passado nem um minuto. Ricardo Horta marcou o terceiro para os arsenalistas, com nova assistência de Paulinho (3-0). Abel Ferreira procedeu à primeira substituição, fazendo entrar Hassan, no lugar de Wilson Eduardo. O número 7 foi bastante aplaudido pelos adeptos minhotos.
A dez minutos do final do encontro, um cruzamento de Ricardo Esgaio resvala no central cónego e volta a embater no poste da baliza de Jhonatan. O SC Braga voltou a ameaçar as redes do guardião cónego, mas o resultado não sofreu mais alterações. O apito final estava dado com os minhotos a conseguirem somar mais três pontos.
Com esta vitória, os Gverreiros do Minho aproximam-se do terceiro lugar, ao ficar a apenas um ponto do Sporting CP. Na próximo dia 18, deslocam-se a Chaves para disputar a 27ª jornada da Liga NOS. No mesmo dia, o Moreirense FC, que ocupa o antepenúltimo lugar da tabela, recebe Os Belenenses.